Banca de DEFESA: ROBERTO CARLOS BASTOS DA PAIXÃO
10/01/2020 11:31
A presente tese de doutorado investiga e analisa a trajetória de Euzébio Vanério na Instrução pública brasileira. Está relacionada à linha de pesquisa História, Sociedade e Pensamento Educacional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. O conjunto metodológico apoia-se na consulta de bibliografia especializada e documentação, a exemplo da acessada no Arquivo Nacional e na Biblioteca Nacional, e, ainda, na concepção do método ou paradigma indiciário. O objetivo geral desta investigação é o de aprofundar o conhecimento sobre o professor e intelectual Euzébio Vanério, sua participação no cenário da introdução do ensino do idioma inglês no Brasil, sua trajetória na Instrução pública brasileira e seu legado como professor, tradutor, introdutor e divulgador do Método Lancasteriano de Ensino. O texto tem suporte teórico na história cultural, valendo-se também da historiografia e demais fontes documentais do período. O texto apresenta os resultados da análise da trajetória desenvolvida pelo professor Euzébio Vanério, desde a sua saída de sua terra natal, Funchal (Ilha da Madeira/Portugal), sua entrada no Brasil, o desenvolvimento de suas atividades diversificadas, até o seu falecimento. As conclusões deste estudo atestam a importância dos múltiplos fazeres de Vanério no campo da Instrução pública brasileira e no ambiente alfandegário pós-abertura dos portos “às nações amigas”, seu locus social e de suas práticas professorais e no âmbito do comércio, exercendo as funções de guarda-livros, Secretário do Governo Militar da Província de Sergipe d’El Rey e vedor escrivão da gente de guerra de Sergipe.
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