UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: RAYANE RABELO FERRAZ VIANA
10/01/2020 19:06

DISCENTE: RAYANE RABELO FERRAZ VIANA
DATA: 30/01/2020
LOCAL: ProfCiAmb
TÍTULO: POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS DA AÇÃO COMUNICATIVA NO PERCURSO FORMATIVO DE EDUCADORES AMBIENTAIS CRÍTICOS
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental Crítica. Teoria da Ação Comunicativa. Atos de Fala. Simão Dias. Produtos educacionais.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A Educação Ambiental Crítica (EAC) pode ser entendida como uma ação educativa e política permanente pela qual a comunidade escolar assume uma tomada de consciência para a realidade global e seus conflitos socioambientais e se concretiza a partir de práticas que visam uma transformação superadora dessa realidade. No entanto, quando desenvolvida nos espaços formais, encontra limitações relacionadas, principalmente, à insuficiência de aporte teórico-metodológico que fundamente as práticas pedagógicas, sendo necessário conduzir um processo de formação para as novas vertentes que preconizam uma educação crítica, libertadora e emancipatória. Esta dissertação teve por objetivo afirmar a Educação Ambiental Crítica, na perspectiva da Ação Comunicativa, como uma possibilidade para a emancipação do sujeito social. A Escola Municipal Maria Helena Nunes da Silva fica situada no Conjunto habitacional José Neves da Costa, no município de Simão Dias- SE. Trata-se de um contexto periférico e detentor de inúmeras problemáticas socioambientais, dentre as quais está a contaminação do rio Caiçá que passa nas proximidades da escola, em decorrência do descarte de dejetos pela própria comunidade, assim como a negligência pelo poder público quanto à criação de políticas públicas para a mitigação desse problema. O método de abordagem adotado no estudo foi o reconstrutivo. O procedimento metodológico utilizado foi a Teoria da Ação Comunicativa de Habermas, assim como se buscou respaldo teórico na densa contribuição do educador Paulo Freire sobre a dialogicidade. Foram aplicados questionários e entrevistas aos educadores da unidade escolar e, posteriormente, realizou-se um percurso formativo, analisando os resultados de forma qualitativa a partir da análise pragmática dos atos de fala ilocucionários. Diante das análises, afirmamos a força esclarecedora que caracteriza os atos de fala a partir das interações linguísticas, compreendendo seu significado verbal a partir das intenções do falante, o que possibilita o entendimento do tipo de ação realizada. Portanto, o percurso formativo possibilitou uma partilha intersubjetiva da linguagem dentro de um contexto específico que é o mundo da vida para a compreensão de questões políticas e pedagógicas inerentes à rotina de educadores ambientais. A síntese dessas construções favoreceu a criação de produtos educacionais, a saber: um Grupo de Estudos em Educação Ambiental Crítica (GEAC), uma carta manifesto e a elaboração de um Projeto Interdisciplinar Em Educação Ambiental, passível de ser aplicado na escola e replicável em outras realidades.

Presidente - 2631929 - SAULO HENRIQUE SOUZA SILVA
Interno - 2027131 - ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA