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Banca de QUALIFICAÇÃO: CLÉVERTON DE REZENDE SANTOS
10/01/2020 19:04


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLÉVERTON DE REZENDE SANTOS
DATA: 31/01/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Didátia VII. Sala 202
TÍTULO: PATRIMÔNIO NATURAL DO PARNA – PARQUE NACIONAL SERRA DE ITABAIANA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS PARA GEOEDUCAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Geodiversidade; Unidades de Conservação; Geoeducação.
PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

O Brasil é dono de um exótico patrimônio natural com elevada diversidade de bens ambientais bióticos e abióticos. A formação geológica majoritariamente antiga do território, sua dimensão continental e variedade climática, garante não só uma diversidade de paisagens, mas também uma variedade biológica. Grande parte dos recursos não são renováveis no tempo histórico, ou seja, são limitados ao homem por uma questão de escala de renovação. Sendo assim, são necessárias medidas para proteção e uso sustentável dos recursos de tal forma que garantam sua utilização pelas futuras gerações. Nesse contexto, fica evidente que o maior desafio da sociedade contemporânea é alinhar seu desenvolvimento com a conservação dos bens naturais, bem como reconhecer a importância da geodiversidade – elementos abióticos para suporte e diversificação da biodiversidade. Nesse contexto, este trabalho busca identificar o patrimônio natural do PARNA – Parque Nacional Serra de Itabaiana, frente os valores da geodiversidade. Para tal, será necessário: analisar a degradação do patrimônio natural, desenvolver estratégias de geoconservação, sensibilizar comunidades e visitantes e criar práticas geoeducativas que possibilitem o reconhecimento e valorização da geodiversidade. Para atingir os objetivos propostos foram revisados aportes teóricos que versam sobre o quadrinômio da conservação – geodiversidade, geopatrimônio, geoconservação e geoeducação, a política nacional de meio ambiente, com ênfase na criação do SNUC e na gestão e planejamento das UCs, ciências ambientais, crise ambiental e educação ambiental. Também foram realizadas atividades de campo na UC, conversas indiretas e produzidos mapas para compreensão da área de estudo. Os resultados propostos são frutos de uma análise geossistêmica da paisagem, resultando numa pesquisa ação. A análise integrada da paisagem, observando a geodiversidade, biodiversidade e as ações antrópicas que ameaçam a sociobiodiversidade das áreas protegidas. O campo resultou na observação e identificação dos impactos ambientais a fauna e flora local e no diálogo com turistas e alguns condutores. O PARNA se caracteriza como uma unidade de conservação ambiental da categoria proteção integral, se consolidando como o único Parque Nacional do Estado. Seus objetivos são: preservação dos ecossistemas naturais, mata atlântica, feições de cerrado, restinga e caatinga, realização de pesquisas científicas e atividades de educação ambiental e turismo ecológico. Frente as ameaças ao patrimônio natural, expansão urbana e agropecuária, desmatamento, trilhas clandestinas, depósitos de lixo, queimadas, exploração dos minerais e o turismo desornado, surge emergencialmente a necessidade de identificar e valorizar os geossítios que compõem a geodiversidade do PARNA. Nesse contexto é necessário o desenvolvimento de estratégias de geoconservação e práticas geoeducativas que possibilitem o reconhecimento dos bens naturais presentes na área de estudo. O desenvolvimento de um guia informativo – instrucional, de painéis interpretativos e de um aplicativo, somado a oficinas e discussões sobre a importância da geodiversidade, são reflexões e ações voltadas neste trabalho para o despertar da sensibilização e mobilização social, diante da atual crise ambiental e ameaças a sociobiodiversidade do PARNA.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3313144 - MARCIA ELIANE SILVA CARVALHO
Externo ao Programa - 426495 - MARIA AUGUSTA MUNDIM VARGAS
Externo à Instituição - MARCOS ANTONIO LEITE NASCIMENTO

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