Banca de QUALIFICAÇÃO: WILLIAMS DOS SANTOS
07/01/2020 10:44
A presente proposta de pesquisa apresentada para Qualificação submetida ao Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB), enseja que a pesquisa-ação seja uma proposta epistemológica e pedagógica a ser adotada de maneira efetiva no curso de Pedagogia, voltada a Educação Ambiental. Consideramos no contexto histórico e contemporâneo a existência de uma problematização que aponta a Pedagogia impregnada pela lógica capitalista e da ciência moderna fragmentadora do conhecimento que precisa ser repensada. Para tanto questiona-se: de que modo a pesquisa-ação contribui para formação de pedagogos, no que se refere a Educação Ambiental Crítica? Nosso objetivo é avaliar as contribuições oferecidas pela pesquisa-ação enquanto fundamento epistemológico de construção de conhecimento coletivo, no processo de formação de pedagogos, no que se referente a Educação Ambiental Crítica voltada para práticas que estimulem a interdisciplinaridade e autonomia de reflexão-ação-reflexão. A pesquisa segue o método do materialismo histórico e dialético e os procedimentos de pesquisa estão baseados na pesquisa-ação com abordagem qualitativa, descritiva e explicativa de acordo com as seguintes etapas: pesquisa bibliográfica, pesquisa-ação e formação docente; pesquisa documental; aplicação de dois questionários que serão submetidos aos sujeitos participantes da pesquisa antes e depois dos trabalhos; e análise dos dados de acordo com o método em questão. No Mestrado Profissional em andamento, é necessário um produto didático em consonância com as orientações CAPES. E neste caso, a proposta é a organização e docência em atividade de capacitação, por meio de um curso de formação profissional destinado a pedagogos em formação, mas que se amplia para docentes do ensino superior e da Educação Básica. O curso de formação pedagógica estará pautado nos princípios epistemológicos da pesquisa-ação, voltada a Educação Ambiental Crítica e será ofertado de modo presencial e disponibilizado na rede mundial de computadores. O curso possui aderência com o PROFCIAMB, gerará impacto pela sua aplicabilidade, inovação e complexidade, pois irá resultar numa combinação de diversos conhecimentos por parte dos sujeitos participantes. Por fim, quanto aos resultados propostos, até o momento, temos a parceria estabelecida com a Faculdade Amadeus com a garantia e aplicação do projeto a partir de janeiro de 2020. Ainda em 2019 realizou-se uma ação pedagógica com alunos da graduação em Pedagogia, integrando dentro de uma proposta interdisciplinar a Filosofia da Educação e a Educação Ambiental através de atividade de iniciação científica. O resultado gerou pequenos ensaios e vídeos sobre os efeitos da investigação nas escolas de Aracaju. Nesse interim, a dissertação já em andamento terá quatro capítulos, o primeiro sobre o contexto da formação de pedagogos, o segundo sobre a pesquisa-ação e seu caráter pedagógico, o terceiro sobre a educação ambiental no contexto da formação de pedagogos e o quarto trará os resultados da pesquisa e do produto didático. Para não concluir, salientamos que é preciso refletir sobre o fato de que a formação de professores é um ponto central do processo educacional e que necessitamos contribuir para a melhoria desse processo colaborando com a Instituição de Ensino Superior parceira da pesquisa e com a sociedade.
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