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Banca de QUALIFICAÇÃO: FLAVIO FONTES FRAGA
07/01/2020 10:42


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLAVIO FONTES FRAGA
DATA: 31/01/2020
HORA: 08:00
LOCAL: Sala 202, Didática VII
TÍTULO: A FORMAÇÃO DE SUJEITOS ECOLÓGICOS PARA ALÉM DO ENSINO TRADICIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Ciências Ambientais. Interdisciplinaridade. Sujeito Ecológico. Ensino tradicional. Relação socioambiental.
PÁGINAS: 58
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Ao longo dos anos, os avanços científico-tecnológico-industrial-informacional têm crescido de forma exponencial, causando profundas mudanças na relação socioambiental. Na conjuntura atual não resta dúvidas de que a educação ambiental é uma das áreas mais urgentes a ser instaurada em nosso país. O presente trabalho será desenvolvido no IFS na cidade de Lagarto, interior do estado de Sergipe, localizado na região centro-sul do agreste sergipano, a 75 km de Aracaju. A pesquisa será desenvolvida nas perspectivas do método ativo de ensino; com natureza qualitativa; através dos objetivos da pesquisa-ação; e, fundamentado nos procedimentos da aprendizagem baseada em projetos. A principal motivação para concretizar esse estudo está em compreender os motivos que estão levando a sociedade a agir em relação a natureza na contemporaneidade. Utilizando-se dos ideários ecológicos acreditamos que seja a melhor maneira de incentivar a formação de cidadãos crítico-reflexivos a partir das experiências de seu próprio cotidiano. Objetiva-se contribuir para a formação de sujeitos críticos-reflexivos de sua prática na relação sociedade-natureza, bem como discutir a relação sociedade-natureza na atual conjuntura, a partir da interdisciplinaridade no ensino das ciências ambientais; analisar a compreensão de natureza dos sujeitos envolvidos no projeto; formar reeditores para uma educação ambiental crítica, emancipatória e transformadora; e, construir um e-book como produto didático-pedagógico. A fim de que ocorra o desenvolvimento da interdisciplinaridade no decorrer das ações pedagógicas para a formação de sujeitos ecológicos, torna necessário a criação estratégias adotadas pelos docentes e/ou reeditores, deem sentido as questões cotidianas vivenciadas pelos educandos no processo de ensino-aprendizagem, a fim de envolvê-los ativamente, lhes proporcionando autonomia no decorrer do fazer pedagógico. Inserida neste contexto, o espaço escolar passa a ser um importante espaço de diálogo de saberes e transformação social coletiva, quando permite a inserção das experiências de vida de seus sujeitos na sala de aula, (re)afirmando identidades e (res)significando saberes e possibilitando a construção de debates no contexto das ciências ambientais. Para se alcançar os objetivos propostos no processo de formação de sujeitos ecológicos, se faz necessário o comprometimento de todos os envolvidos; criar possibilidades de construção de saberes que considerem a autonomia dos educandos; (re)significar valores éticos ambientais, atitudes e comportamentos ecológicos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1190318 - NUBIA DIAS DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1687926 - JANAINA CARDOSO DE MELLO
Externo à Instituição - JOSELISA MARIA CHAVES
Externo à Instituição - LUIZ FERNANDO DE CARLI LAUTERT

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