Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ DA SILVA MENEZES
18/12/2019 08:57
Ensinar física na escola atual vem se mostrando um desafio ao qual temos que lidar cotidianamente, seja pela formação de nós professores, pela infraestrutura deficitária, pela ausência de laboratórios e equipamentos adequados, entre outras situações as quais lidamos. Nesse sentido, faz-se necessário desenvolver situações didáticas que tenham o potencial de poder proporcionar a utilização de novas tecnologias que possam favorecer o processo de ensino e de aprendizagem de física na educação básica, oportunizando um relacionamento mais explícito entre a teoria e a prática. Por isso, neste trabalho temos por objetivo desenvolver uma sequência didática para o ensino Movimento Harmônico Simples, baseada em uma abordagem problematizadora do experimento Pêndulo Simples, fazendo uso da metodologia de Aulas Demonstrativas Interativas (ADI), que possa ser utilizada em uma sala de aula do ensino médio. Utilizaremos como referencial teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa e como metodologia um estudo de caso de forma exploratória de natureza qualitativa. Esperamos, a partir da coleta de dados, identificar indícios que a sequência didática foi uma estratégia de ensino que conseguiu auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de Física.
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