UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: TIMÓTEO CAMILO DOS SANTOS JÚNIOR
18/12/2019 08:46


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TIMÓTEO CAMILO DOS SANTOS JÚNIOR
DATA: 20/12/2019
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 02 do DFI
TÍTULO: INVESTIGAÇÕES CONCEITUAIS DE SEMICONDUTORES EM UM CIRCUITO ELÉTRICO SIMPLES ATRAVÉS DE TRANSISTORES.
PALAVRAS-CHAVES: Semicondutores, Zona de Desenvolvimento Proximal, percepções intuitivas.
PÁGINAS: 20
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:
A proposta desse trabalho é construir circuitos elétricos em sala de aula, juntamente com os alunos do ensino fundamental maior, visando a aprendizagem significativa do funcionamento de um transistor e do papel do semicondutor nos seus efeitos relacionados à tensão, corrente, resistores etc. explorando os conceitos físicos interrelacionados que constituem as propriedades da eletrodinâmica. A técnica do Organizador Prévio será utiizada com o intuito de facilitar a compreensão qualitativa do dinamismo de um semicondutor tipo P ou N, necessário para discutir o princípio de funcionamento de um transistor PNP ou NPN. Explorando tais propriedades nas tecnologias atuais, agregamos os conhecimentos físicos da eletrônica com o cotidiano dos alunos no uso de diversos aparelhos eletrônicos. Serão planejadas atividades experimentais simples e progressivamente diferenciadas a fim de trabalhar o conteúdo dentro da Zona de Desenvolvimento Proximal dos alunos de acordo com a teoria Vygotsky, em que o professor desenvolve o papel de mediador de informações. Tal proposta permite a familiarização do fenômeno de um circuito elétrico facilitando a compreensão teórica dos conceitos sobre resistência, corrente elétrica e comportamento físico de um circuito elétrico. Espera-se que esse trabalho venha proporcionar para o aluno percepções intuitivas que permitam a compreensão dos conceitos e das propriedades da eletrodinâmica e a capacidade de resolver situações-problemas de nível abstracional na eletrônica que amiúde se passa despercebida no seu dia a dia.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2582325 - SAMUEL RODRIGUES DE OLIVEIRA NETO
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo ao Programa - 159.506.278-57 - COCHIRAN PEREIRA DOS SANTOS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf