UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 24 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: DOMINGOS SILVEIRA DOS SANTOS
16/12/2019 13:35

DISCENTE: DOMINGOS SILVEIRA DOS SANTOS
DATA: 17/02/2020
LOCAL: Sala de Reuniões do PPGECIMA
TÍTULO: A Pedagogia de Projetos como Potencializadora da Aprendizagem em Ciências da Natureza.
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia de Projetos; Aprendizagem em Ciências da Natureza; Ensino-Aprendizagem em Ciências.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Teorias da Instrução

A pedagogia de projetos é considerada uma estratégia pedagógica para colaborar no processo de aprendizagem em ciências na educação básica. Com base nisso, o presente estudo teve o objetivo de identificar indícios da contribuição da pedagogia de projetos, com a devida participação do discente, no processo de aprendizagem em ciências da natureza. Neste trabalho, a expressão “Pedagogia de Projetos” foi fundamentada a partir do conceito utilizado por Martins (2002), que propõe interligar o ambiente da sala de aula com o contexto em que o estudante vive, tornando o processo de aprendizagem global e que proporcione a integração dos diversos saberes. Além deste, também nos valemos de alguns conceitos descritos por Hernández (1998) e Nogueira (2001), entre outros autores. O trabalho teve como participantes de pesquisa um grupo de ex-alunos do Colégio Antônio Carlos Magalhães localizados no município de Itapicuru/Ba, que participaram de projetos realizados na escola no período de 2013 a 2017. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, de acordo com Mynaio (2001) e Triviños (1987), e apresenta aspectos de uma pesquisa exploratória, conforme Gil (2002), por consideramos o método coerente com o tipo de estudo em pauta. Os dados foram coletados por intermédio de uma entrevista semi estruturada, em consonância com Triviños (1987). Para a análise dos dados, optamos pela Análise de Conteúdo, seguindo as orientações de Bardin (2011), e realizamos as etapas de pré-análise e pelas operações de codificação, decomposição/ enumeração, a partir das dimensões que emergiram da pesquisa. A partir das análises, podemos afirmar que os resultados apontam para aspectos positivos da utilização da Pedagogia de Projetos em relação à aprendizagem das ciências da natureza.

Presidente - 1708198 - JOAO PAULO ATTIE
Interno - 1629742 - EDSON JOSE WARTHA
Externo à Instituição - FLAVIANA DOS SANTOS SILVA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e