UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRA GOMES DA SILVA GARCIA
16/12/2019 11:49

DISCENTE: SANDRA GOMES DA SILVA GARCIA
DATA: 19/12/2019
LOCAL: Sala do PROSS
TÍTULO: RAIZ COMUM DAS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL QUE DEMANDAM A INTERVENÇÃO DA/O ASSISTENTE SOCIAL NO ESPAÇO ESCOLAR
PALAVRAS-CHAVES: Serviço Social na Educação; Expressões da "questão social" na escola; Raiz das expressões da "questão social"
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social

Pesquisa de natureza qualitativa, a partir de dados secundários, sobre a raiz comum das expressões da questão social presentes no espaço escolar. É a partir da análise do debate das expressões da questão social no espaço escolar (tratadas muitas vezes como problemas sociais) que a investigação dá conta de um tratamento teórico que ainda não consegue alcançar as raízes das múltiplas expressões presentes na escola. Essa lacuna ao mesmo tempo em que traz limites teóricos para compreender essas expressões, as respostas que lhes são dadas é de caráter fragmentado e inadequado, imprimindo, nesse sentido, a necessidade de uma aproximação da raiz comum das expressões da questão social que demandam a intervenção do/a Assistente Social no espaço escolar. Trata-se de 1- apreender e discutir no debate do Serviço Social, as expressões da “questão social” que demandam a intervenção do/a Assistente Social no espaço escolar; 2- discutir o sistema de causalidades da “questão social” como base para a compreensão das expressões da “questão social” presentes no espaço escolar; 3- contribuir com uma sistematização crítica das principais expressões da “questão social” que demandam a intervenção do/da Assistente Social.

Presidente - 3238288 - TEREZA CRISTINA SANTOS MARTINS
Interno - 3307484 - NELMIRES FERREIRA DA SILVA
Interno - 426655 - ROSANGELA MARQUES DOS SANTOS
Externo à Instituição - ADRIANA FREIRE PEREIRA FERRÍZ