UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 23 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSIKA LARENSE SANTOS MENDONÇA
10/12/2019 09:16

DISCENTE: JÉSSIKA LARENSE SANTOS MENDONÇA
DATA: 19/12/2019
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: ANÁLISE DA INCLUSÃO DA EAN NA EDUCAÇÃO FORMAL NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE DE ENSINO PÚBLICA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Alimentar e Nutricional; Ensino formal; Tema transversal.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
SUBÁREA: Análise Nutricional de População

Introdução: Existem inúmeras evidências cientificas de que parcela significativa dos agravos a saúde estão associados a má alimentação. A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) estimula a adoção voluntária de escolhas alimentares saudáveis, sendo a escola o ambiente propício para desenvolver ações, onde predomina a presença de segmentos da população em processo de constituição de hábitos alimentares. A partir da lei n° 13.666/18 o tema EAN foi incluído como tema transversal no currículo escolar, integrando-se legalmente a modalidade de educação formal. Argumenta-se que a falta de conhecimento técnico dos professores poderá ser um dos fatores que dificultará as ações de EAN, entretanto, especula-se ausência de apoio do nutricionista, impossibilitando que as ações sejam realizadas com maior propriedade do conteúdo. Objetivo: Analisar a inserção da EAN no contexto da educação formal da rede de ensino fundamental pública. Metodologia: Trata-se de um estudo quali-quantitativo, do tipo transversal, o qual será realizado no município de Aracaju, Sergipe. Participarão do estudo os professores de ciências, educação física e geografia, do ensino fundamental da rede pública, pois estas disciplinas apresentam maior interface com a EAN. Além deles, os nutricionistas responsáveis técnicos pela execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar comporão o universo de sujeitos de pesquisa, totalizando cinco profissionais. Como procedimento de coleta de dados será realizada análise documental dos livros didáticos e do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas com auxílio do roteiro de questões, de forma a identificar se o tema da EAN está inserido transversalmente e quais componentes curriculares são responsáveis pelo seu desenvolvimento. Junto aos professores será realizada uma entrevista por meio de um roteiro estruturado contendo tópicos sobre dados pessoais, condições estruturais de trabalho e a respeito de sua participação na elaboração do PPP, se o tema está sendo trabalhado na sala de aula e de que forma é realizada, em seguida, será aplicado um questionário estruturado de conhecimentos sobre o tema alimentação e nutrição. Será realizada uma entrevista com roteiro estruturado com os nutricionistas, os quais serão questionados a respeito do conhecimento da inserção da EAN no PPP como previsto legalmente e sua opinião sobre a inserção da EAN na educação formal. Será realizada análise estatística descritiva para obter dados de medidas de tendência central, variabilidade e frequências, será utilizado o teste Qui-quadrado e o Mann-Whitney por meio do software SPSS, versão 19. Para análise qualitativa será utilizada a técnica de análise de conteúdo proposto por Bardin. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Sergipe, parecer no. 3.698.768 e a coleta de dados somente será realizada mediante Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos participantes da pesquisa. O presente estudo poderá contribuir de forma positiva para aprimorar a inserção das ações de EAN nas escolas, a partir do levantamento dos fatores que interferem no desenvolvimento dessas ações no ensino formal. Espera-se despertar o interesse por parte dos professores e da equipe diretiva em traçar estratégias de acordo com os problemas encontrados.

Presidente - 2020815 - ANDHRESSA ARAUJO FAGUNDES
Interno - 1966564 - IZABELA MARIA MONTEZANO DE CARVALHO
Externo ao Programa - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Externo à Instituição - BÃRBARA GRASSI PRADO