UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: DAMARES DE JESUS ALMEIDA
05/12/2019 08:21

DISCENTE: DAMARES DE JESUS ALMEIDA
DATA: 18/12/2019
LOCAL: a definir
TÍTULO: RELAÇÃO DO CONSUMO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS E DA QUALIDADE DA DIETA COM MARCADORES CARDIOMETABÓLICOS DE GESTANTES
PALAVRAS-CHAVES: gestação, colesterol, triglicérides, consumo alimentar, alimentos ultraprocessados, resistência à insulina, nutrição no pré-natal, qualidade da dieta
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

Introdução: Como parte das alterações fisiológicas típicas da gestação ocorre a elevação de lipídios séricos e o aumento da resistência à insulina. No entanto, tais alterações em excesso podem estar associadas a desfechos prejudiciais para a saúde materna e fetal. O alto consumo de alimentos ultraprocessados e a baixa qualidade da dieta comumente são tidos como fatores de risco para o aumento de marcadores cardiometabólicos, contudo, estas relações tem sido poucas estudadas na gestação. Objetivo: Avaliar a associação do consumo de alimentos ultraprocessados e da qualidade da dieta com marcadores cardiometabólicos de gestantes. Métodos: Tratar-se-á de estudo transversal, de base populacional, analítico, desenvolvido com gestantes, sorteadas aleatoriamente, em Unidades Básicas de Saúde do município de Aracaju, Sergipe. Para caracterização da amostra, serão coletadas informações socioeconômicas, demográficas, ambientais e de saúde, por meio da aplicação de questionário semiestruturado digitalizado. Para avaliação do consumo alimentar serão aplicados dois recordatórios de 24 horas, seguindo a técnica de Multiple-Pass Method e com auxílio de álbum fotográfico, sendo o segundo obtido de uma sub-amostra de 40%. Tais dados serão inseridos no software Nutrition Data System for Research para cálculo do valor energético total da dieta e da ingestão de nutrientes específicos. Posteriormente, será calculado o percentual do valor energético fornecido pelos alimentos ultraprocessados e a pontuação do Índice de Qualidade da Dieta Adaptado para Gestantes (IQDAG) proposto por Crivellenti, Zuccolotto e Sartorelli (2018). Serão realizadas a dosagem de colesterol total pelo método enzimático, HDL-colesterol e triglicerídeos pelo método colorimétrico; glicemia de jejum pelo método enzimático-calorimétrico e insulina de jejum por meio do método de quimioluminescência. Em seguida, calculados o VLDL e LDL, Índice de Resistência à Insulina (HOMA-IR) e o Índice de sensibilidade da insulina (QUICKI). Na análise estatística, o teste t de Student ou de Mann Whitney serão utilizados para comparações de duas variáveis independentes. Serão construídos modelos preditores dos marcadores cardiometabólicos que avaliem a associação com o consumo de ultraprocessados e com a pontuação do IQDAG por meio de regressão linear multivariada. O nível de significância adotado para esses testes será de 5%.

Presidente - 2215315 - SILVIA MARIA VOCI
Externo ao Programa - 3019008 - DIVA ALIETE DOS SANTOS VIEIRA
Externo à Instituição - SANDRA PATRICIA CRISPIM

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10