UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: GRAZIANA OLINDA DA SILVA MATOS
04/12/2019 10:41

DISCENTE: GRAZIANA OLINDA DA SILVA MATOS
DATA: 13/12/2019
LOCAL: CCSA 2, primeiro andar, sala 49.
TÍTULO: ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DOS GASTOS PÚBLICOS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Institutos Federais, Eficiência, Educação, Análise Envoltória de Dados, SETEC.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia

Resumo: A presente pesquisa busca retratar se os Institutos Federais são eficientes na utilização dos recursos públicos que são empregados. Essa eficiência será medida através da Análise Envoltória de Dados – DEA. Como referência, foi utilizado o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe. Os Institutos têm sua criação datada no final do ano de 2008 quando os Centros Federais de Educação e as Escolas Agrotécnicas se fundiram dando origem ao modelo que é encontrado hoje em todo o Brasil. Desde então, um projeto de expansão da rede foi colocado em prática para atender as mais diversas regiões do país. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC é o órgão administrativo que acompanha e supervisiona as ações implementadas pelos Institutos. Ela elabora indicadores para que sejam acompanhados os resultados apresentados por cada Instituto, em atendimento ao estabelecido pelo Tribunal de Contas da União. Esses dados são divulgados anualmente através de um relatório que mensura e avalia os indicadores de forma a demonstrar para a sociedade como os recursos públicos foram aplicados e se trouxeram resultados satisfatórios. Neste contexto, esta pesquisa efetuará a mensuração da eficiência dos recursos investidos nos Institutos Federais através da Análise Envoltória de Dados – DEA. Apesar dos Institutos terem pouco mais de 10 anos de existência, serão analisados os anos de 2015 a 2018, em virtude de serem esses os relatórios padronizados disponibilizados pela SETEC com informações completas.

Interno - 1699173 - FERNANDA ESPERIDIAO
Presidente - 1649559 - LUIZ ROGERIO DE CAMARGOS