UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 26 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA MELO DE PAULA
03/12/2019 19:36

DISCENTE: MARIANA MELO DE PAULA
DATA: 17/12/2019
LOCAL: Sala de reuniões do Depto de Nutrição
TÍTULO: ASSOCIAÇÃO ENTRE ADESÃO AO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E OS PADRÕES ALIMENTARES DOS CARDÁPIOS OFERTADOS: PRIMEIRO DIAGNÓSTICO NACIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Alimentação escolar. Padrões Alimentares. Análise de Componentes Principais. Programas de Nutrição
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
SUBÁREA: Análise Nutricional de População

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é o mais antigo programa no contexto da alimentação e nutrição no Brasil e passou por diversas modificações em sua legislação. Embora estas alterações tenham sido significativas no combate aos gargalos que a gestão do PNAE enfrenta, muitos são os obstáculos que o Programa ainda se defronta. Alguns destes obstáculos tendem a afetar a participação dos escolares no Programa, de modo a comprometer sua execução. Como exemplo tem-se os hábitos alimentares dos próprios escolares, quando reforçados por padrões alimentares ricos em alimentos ultraprocessados e com baixo consumo de alimentos in natura e minimamente processados. Trata-se de um estudo observacional, de caráter transversal que utilizará os dados inéditos da “Pesquisa Nacional do Consumo Alimentar e Perfil Nutricional de Escolares, Modelo de Gestão e Controle Social do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE”, realizada no período de 2006 a 2008. Foram avaliados 22.107 escolares, de 6 a 19 anos de idade, em 1.112 escolas localizadas em 694 municípios brasileiros. O presente estudo objetiva caracterizar padrões alimentares dos cardápios ofertados pelo PNAE e associá-los à frequência de adesão dos escolares ao Programa (efetiva ou parcial). Além disso, verificar a associação de alguns fatores (como dados socioeconômicos, de gestão do programa, dados antropométricos dos escolares e aceitação da merenda) com a adesão efetiva ao Programa. A frequência de adesão será classificada em efetiva (4 a 5 vezes na semana do consumo da alimentação escolar) e parcial (>3 vezes na semana). Os padrões alimentares serão caracterizados de acordo com as preparações presentes nos cardápios ofertados, para tanto será realizada um tipo de análise multivariada, Análise de Componentes Principais. As demais informações serão analisadas referentes a 6 questionários utilizados em entrevistas realizadas em cada escola avaliada. Os modelos de regressão simples serão realizados para avaliar a associações das variáveis com a adesão efetiva. Será adotado valor de p<0,05 para significância estatística dos testes.

Presidente - 1966564 - IZABELA MARIA MONTEZANO DE CARVALHO
Externo ao Programa - 3019008 - DIVA ALIETE DOS SANTOS VIEIRA
Externo à Instituição - MARINA VIEIRA DA SILVA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e