UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA
03/12/2019 08:00

DISCENTE: ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA
DATA: 10/12/2019
LOCAL: Sala 23 - DFI
TÍTULO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ABORDAGEM EM FÍSICA SOBRE RADIAÇÕES SOLARES DO TIPO ULTRAVIOLETA E FOTOPROTEÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física, Radiação Ultravioleta, Filtros Protetores Solares, Espectrofotômetro.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O cotidiano promove oportunidades de aprendizagem diante os diversos fenômenos presentes em nossas vidas, dentre eles, aqueles que estão relacionados à física. Por isso, os conceitos físicos abordados em sala de aula precisam ter conexão com a vivência do aluno. Esta dissertação teve como objetivo geral elaborar um produto educacional a ser aplicado em turmas de 3º ano do Ensino Médio. O produto elaborado é uma sequência didática (SD) com enfoque em ciência-tecnologia-sociedade (CTS), com a finalidade de promover a aprendizagem de conceitos físicos relacionados a ondas eletromagnéticas, incluindo espectro de emissão da radiação eletromagnética, com ênfase na radiação ultravioleta e na importância da fotoproteção para a saúde do ser humano. Buscou-se abordar na SD, com mais ênfase, temas relacionados às radiações solares do tipo ultravioleta, suas interferências na saúde das pessoas, incluindo os riscos, benefícios e cuidados que devem ser tomados para proteção a esse tipo de radiação. A SD foi aplicada em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio do turno noturno de uma escola pública da região metropolitana de Aracaju, SE. Entre as atividades da SD, houve a apresentação dos componentes básicos, montagem e utilização de um espectrofotômetro artesanal, construído com materiais de fácil aquisição. Esse equipamento serviu para quantificar os níveis de absorção de protetores solares, em função do comprimento de onda da radiação incidida sobre eles. Isso possibilitou relacionar a eficácia do uso de desses protetores solares contra os efeitos da radiação ultravioleta. Esta atividade e as demais da SD contribuíram para motivar os alunos na aquisição de conceitos físicos pertinentes ao conteúdo. A tríade que compõe a SD, formada por conceituação científica, uso de tecnologia e implicações sociais contempla uma abordagem CTS.

Presidente - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Interno - 1973027 - SERGIO SCARANO JUNIOR