UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: CLAUDIENE DOS SANTOS
28/11/2019 10:58

DISCENTE: CLAUDIENE DOS SANTOS
DATA: 16/12/2019
LOCAL: Laboratório de ensino de Matemática
TÍTULO: JOGOS PROPOSTOS POR AUTORES DE LIVROS DIDÁTICOS: UMA CARACTERIZAÇÃO DE USO (S) POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (ARACAJU/SE)
PALAVRAS-CHAVES: Jogo matemático. Livro didático de Matemática. Professor de Matemática.

Neste texto é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo caracterizar se/como os professores dos anos finais do ensino fundamental utilizam os jogos matemáticos que são propostos por autores de livros didáticos do PNLD/2017 adotados para escolas estaduais da rede pública de ensino em Aracaju/SE. Inicialmente, as três coleções do PNLD/2017 mais utilizadas em Aracaju/SE foram examinadas, a saber: Matemática Compreensão e Prática, Vontade de Saber Matemática e Matemática Bianchini. A partir dessa escolha, foram selecionadas, para cada coleção, uma instituição de ensino em cada zona geográfica do município para aplicação de questionários aos docentes de Matemática com a intencionalidade de atingir o objetivo proposto. Os instrumentos de coleta de dados foram compostos por um questionário contendo vinte e quatro perguntas, que vão desde a formação pessoal de cada participante da pesquisa até se/como se dava a aplicabilidade desse recurso em sala de aula e de uma entrevista com perguntas voltadas para identificar o uso que era feito dos jogos pelos docentes. Para um entendimento de jogo matemático foi utilizado Grando (1995, 2000). Por meio do exame dos questionários, foi possível caracterizar que oito dos doze entrevistados têm conhecimento da presença dos jogos matemáticos no livro didático, mas apenas cinco utilizam os jogos indicados pelos autores dos livros que adotam. Tal uso é feito, pelos docentes, para se trabalhar, principalmente, os conteúdos de frações, porcentagens, ângulos, potenciação, equações, funções e números naturais. Na entrevista, pode-se constatar também que os jogos são confeccionados pelos respondentes da pesquisa ou por seus alunos e que, em todos os casos, são adaptados pelos professores ao nível da turma. Parte dos participantes alegou também utilizar outros recursos didáticos, até mesmo jogos indicados por autores de outras coleções. Identificou-se, também, que os cinco participantes da pesquisa que utilizam os jogos propostos no livro o fazem para: avaliar o aluno, introduzir e desenvolver os conteúdos, promover socialização, auxiliar na resolução de problemas e fixar os conteúdos matemáticos.

Presidente - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA