UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: JÚLIA FRANCO MACIEL
22/11/2019 10:53

DISCENTE: JÚLIA FRANCO MACIEL
DATA: 10/12/2019
LOCAL: Sala de reuniões do DNUT
TÍTULO: Comportamento Alimentar e Fatores Associados em Pacientes com Transtorno Mental
PALAVRAS-CHAVES: Transtorno mental; Comportamento alimentar; Psiquiatria; Ciências da Nutrição
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
SUBÁREA: Análise Nutricional de População

Os transtornos mentais afetam cerca de 10% da populaçãomundial, incluindo os transtornos de humor, distúrbios psicóticos, uso desubstâncias psicoativas e transtornos de personalidade. Esse grupo dapopulação possui menos qualidade de vida quando comparados a indivíduos,além da maior mobimortabilidade por doenças crônicas. Os medicamentospara tratar os distúrbios mentais apresentam efeitos colaterais indesejados nopaciente psiquiátrico tais como o ganho de peso. Como consequência, ospacientes com transtornos mentais, apresentam maiores riscoscardiovasculares. A obesidade está associada a hábitos alimentares nãosaudáveis, inatividade física e estilo de vida. Os comportamentos alimentarespodem influenciar nas escolhas alimentares e, portanto, na saúde dessesindivíduos. Objetivo: Conhecer o comportamento alimentar de pacientes comtranstornos mentais e quais fatores estão relacionados. Metodologia: Apesquisa será realizada com indivíduos adultos, num Hospital particular deSergipe, pacientes ambulatoriais e hospitalizados. Será aplicado umquestionário estruturado, dividido em 5 partes: dados pessoais esociodemográficos; questões de saúde; histórico sobre peso; hábitos ecomportamentos alimentares. Além de uma entrevista com perguntas sobrepercepção dos pacientes. Os pacientes assinarão o Termo de ConsentimentoLivre e Esclarecido. A pesquisa foi submetida e aceita pelo Comitê de Ética emPesquisa da Universidade Federal de Sergipe. Resultados Esperados:Conhecer o perfil da população que possui transtornos mentais e identificarquais são os comportamentos alimentares que estão associados com otratamento e a qualidade de vida.

Presidente - 1819141 - KIRIAQUE BARRA FERREIRA BARBOSA
Externo ao Programa - 1698114 - DIOGO CONQUE SECO FERREIRA
Externo ao Programa - 426488 - EDMEA FONTES DE OLIVA COSTA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf