UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 24 de Junho de 2021


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEMILSON ELPIDIO DA SILVA
21/11/2019 09:21


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEMILSON ELPIDIO DA SILVA
DATA: 02/12/2019
HORA: 08:30
LOCAL: Laboratório de Flavor e Análises Cromatográficas
TÍTULO: ESTUDO SOBRE FRUTA-PÃO: CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS, QUÍMICAS, COMPOSTOS BIOATIVOS E CAPACIDADE ANTIOXIDANTE NA FRUTA IN NATURA E NOS PRODUTOS DESIDRATADOS.
PALAVRAS-CHAVES: Fruta-pão, compostos bioativos, antioxidantes
PÁGINAS: 46
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Ciência e Tecnologia de Alimentos
SUBÁREA: Ciência de Alimentos
ESPECIALIDADE: Química, Física, Fisico-Química e Bioquímica dos Alim. e das Mat-Primas Alimentares
RESUMO:

A fruta-pão (Artocarpus altilis) é uma planta originária das ilhas do sul do Pacífico, estando hoje espalhada por todas as regiões tropicais e subtropicais do mundo. Popularmente no Brasil é chamado de fruta-pão, conhecido por ser amiláceo, rico em cálcio, fósforo, minerais, vitaminas (B1, B2, C), aminoácidos essenciais, sacarose, flavonóides, fenóis, esteróides, fitoesteróis e glicosídeos, sua polpa é vista com interesse por ser rica em carboidratos, água, baixo teor de gorduras, podendo ser aproveitada como fruta seca, farinha panificável e fonte para extração de amido. O objetivo desse trabalho será determinar as características físicas, compostos bioativos e capacidade antioxidante da fruta-pão, através do uso de padrões analíticos, por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE). Serão analisadas características físico-químicas das amostras através de análises de acidez, atividade de água, cinzas, textura e cor, a composição centesimal como lipídios, pH, proteínas, sólidos solúveis e umidade, de acordo com as normas analíticas do Instituto Adolfo Lutz. Os compostos bioativos (fenólicos, flavonoides totais, e ácido ascórbico) e a atividade antioxidante, pelas técnicas de atividade antioxidante pelo método do ABTS, atividade sequestrante do radical livre DPPH, Potencial Antioxidante Redutor Férrico (FRAP) e Capacidade de Absorção de Radicais de Oxigênio (ORAC), serão determinados por meio de ensaios espectrofotométricos. A determinação de compostos fenólicos e ácidos orgânicos por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência, acoplada com detectores DAD/MS. A identificação e separação serão realizadas pela técnica cromatográfica de polifenóis e amostras em um sistema de HPLC-MS.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1835499 - JOAO ANTONIO BELMINO DOS SANTOS
Interno - 3146747 - MARIA TEREZINHA SANTOS LEITE NETA
Presidente - 6330812 - NARENDRA NARAIN

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2021 - UFRN v3.5.16 -r15440-bf36319aa9