UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 23 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: JOÃO MARCOS DE JESUS SALES
14/11/2019 09:20

DISCENTE: JOÃO MARCOS DE JESUS SALES
DATA: 29/11/2019
LOCAL: NUPEG - SALA 05
TÍTULO: MONITORAMENTO E MODELAGEM HIDROLÓGICA DE BACIA HIDROGRÁFICA NO SEMIÁRIDO DO NORDESTE DO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Recursos Hídricos, Qualidade da água, Monitoramento Ambiental, Agricultura Irrigada
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Recursos Hídricos

A agricultura irrigada proporciona a produção de alimentos em regiões semiáridas em diferentes épocas do ano, contudo o manejo inadequado pode ocasionar problemas ambientais. Diante disso, a utilização de modelos hidrológicos permite entender, avaliar e antecipar eventos de origem natural ou antrópicas de modo mais simples e econômico para a quantidade dos recursos hídricos em uma bacia hidrográfica. O objetivo principal deste estudo foi realizar a modelagem hidrológica no semiárido, para avaliar a influência das atividades da agricultura irrigada na qualidade e quantidade da água. Para tal, foi utilizado o modelo hidrológico SWAT (Soi land Water Assessment Tool). A fim de avaliar, validar e simular as influências das atividades de agricultura irrigada na qualidade e quantidade de água. A área de estudo está localizada na bacia escola Jacaré-Curitiba situada no Assentamento Rural Jacaré Curituba, entre os municípios de Poço Redondo e Canindé do São Francisco-SE, inserida no bioma Caatinga. A metodologia adotada foi constituída de levantamento bibliográfico, trabalhos de campo, monitoramento hidrológico, utilizando análise de componentes principais (PCA) e análise de agrupamentos hierárquicos (HCA), sendo aplicada a uma matriz de dados das concentrações médias de 20 parâmetros da qualidade da água, obtidos em seis campanhas de amostragem no período de abril/2018 a agosto/2019, levantamento do uso e ocupação da terra e aplicação do modelo. A qua lidade da água da bacia escola Jacaré Cutiruba encontra-se comprometida principalmente no ponto de controle no que refere aos parâmetros relacionados a salinidade, condutividade elétrica, sólidos dissolvidos totais, sódio e cloretos. O desempenho do modelo SWAT avaliado através de critérios estatísticos foi satisfatório para produção de água. Espera-se que os resultados obtidos neste trabalho, possam contribuir para gestão e manejo dos recursos hídricos, abordar a importância da modelagem em regiões áridas, possibilitando através do uso dessa ferramenta, identificar os principais impactos das atividades antrópicas na região, e verificar a viabilidade da aplicação nas análises e simulações de cenários atuais e futuros.

Presidente - 2177263 - ANTENOR DE OLIVEIRA AGUIAR NETTO
Interno - 017.488.165-78 - ADNIVIA SANTOS COSTA MONTEIRO
Externo à Instituição - ALLAN CUNHA BARROS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10