UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de DEFESA: TATIANE SANTOS MATOS
08/11/2019 12:20


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATIANE SANTOS MATOS
DATA: 19/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Sala da Coordenação do ProfHistória/Vivência
TÍTULO: Sequências didáticas para Educação Patrimonial: Uso da Praça São Francisco para o ensino de história.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de história, Educação Patrimonial, Praça São Francisco.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

Este estudo objetiva discutir a importância de compreender, valorizar e envolver os discentes do ensino fundamental na construção/reconstrução da História da cidade de São Cristóvão/SE através da praça São Francisco. Para tal feito iremos produzir sequências didáticas que trabalhem Educação Patrimonial através daquele espaço de memória, os situando como coautores da história da localidade em que vivem, trazendo à tona acontecimentos, hábitos, religiosidade, manifestações culturais, personagens comum a este espaço, possibilitando aos discentes compreenderem mais facilmente a relação entre presente e passado e a se reconhecerem também, como sujeitos históricos, rompendo assim, com a história objetiva e tradicional. Essa proposta também promove uma interação significativa e atrativa dos discentes com a disciplina História. Para tal, torna-se necessária a discussão sobre os elementos constituintes do Ensino de História como estratégia metodológica a partir de Bittencourt (2002) Schmidt (2010), Guimarães (2017) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). Consubstanciados com o referencial teórico esse trabalho tem como objetivo promover a valorização da cultura local e espaços de memória através da construção da identidade e mobilização do sentimento de pertencimento dos alunos a sua comunidade. Assim o educador através das sequências didáticas poderá problematizar o espaço da praça para a construção/reconstrução da História Local, e assim oferecer novas alternativas de aproximação do cotidiano do discente, e seus espaços de memória , com o ensino de História em uma perspectiva crítica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALMIR FELIX BATISTA DE OLIVEIRA
Interno - 2542464 - FÁBIO ALVES DOS SANTOS
Presidente - 8426714 - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
Interno - 1687926 - JANAINA CARDOSO DE MELLO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10