Banca de DEFESA: WALNA PATRICIA DE OLIVEIRA ANDRADE
07/11/2019 10:39
Esta pesquisa tem como objeto a história de práticas educacionais direcionadas às pessoas com autismo em Sergipe, no período entre 1962 a 1993. O objetivo principal foi compreender práticas educacionais relacionadas às pessoas com autismo neste Estado, no período do recorte temporal pesquisado. Os objetivos específicos foram: constituir um levantamento histórico sobre a construção do quadro clínico do autismo, desde os primeiros estudos científicos realizados até a utilização deste diagnóstico em Sergipe; identificar as práticas educativas das quais participou o público com esse transtorno; compreender o papel da família no processo educacional dessas pessoas e investigar como o Estado participou desse processo. Metodologicamente, esta é uma pesquisa histórica, na perspectiva da História Cultural, buscando aporte teórico em Chartier (1988), a partir da identificação de como uma realidade social pode ser construída e pensada; de cunho documental e conjugada com a História Oral Temática, pautada em Meihy e Holanda (2015), através de narrativas obtidas em entrevistas. A pesquisa utiliza como fonte 14 entrevistas, destas, 13 foram realizadas pela autora, e legislações, estatutos, atas de reuniões e regimentos coletados nas instituições pesquisadas, além de fotografias e jornais. As hipóteses suscitadas decorrem de que as ações que se efetivaram na possibilidade educacional das pessoas com autismo partiram de seus familiares e não de uma política pública com esse fim; que as práticas educacionais eram voltadas às atividades de vida diária e não existia uma relação com o currículo formal trabalhado nas escolas do ensino regular. Constatou-se que as pessoas que possivelmente tinham autismo participavam das mesmas práticas educacionais destinadas às pessoas com outros tipos de deficiência; que a busca pela possibilidade de inserção das pessoas com autismo no sistema educacional sempre partiu dos seus familiares e que no início desse processo houve poucas ações do governo nesse sentido.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e