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Banca de DEFESA: ERISVALDO SILVA SANTOS
06/11/2019 05:52


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERISVALDO SILVA SANTOS
DATA: 21/01/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do DLEV
TÍTULO: COESÃO REFERENCIAL POR SUBSTITUIÇÃO LEXICAL SINONÍMICA NA PRODUÇÃO ESCRITA DE FANFICTIONS: UMA PROPOSTA INTERVENCIONISTA DE ENSINO
PALAVRAS-CHAVES: Produção Escrita. Coesão Referencial. Substituição Lexical Sinonímica. Multiletramentos. Fanfiction.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:

A escrita, entendida por um viés processual e colaborativo, oportuniza, enquanto prática social, o protagonismo discente por meio de letramentos diversos, o que viabiliza a efetiva participação em sociedade. Desse modo, entendemos o ato de escrever como um processo de construção de sentidos, habilidades e capacidades linguísticas que engloba a tríade planejamento-produção-revisão, sob uma perspectiva significativa e contextualizada da aprendizagem. Assim, este trabalho de pesquisa-ação pretende promover melhorias no processo de produção de texto de uma parcela dos alunos da educação básica brasileira e busca responder ao seguinte questionamento: quais estratégias de ensino podem colaborar para reduzir a repetição de itens lexicais na produção escrita dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Almirante Barroso, em Muribeca-SE, estabelecendo a coesa relação de sentidos no texto? Diante desse cenário, objetiva-se identificar e analisar as dificuldades que os alunos apresentam quanto ao uso da substituição lexical sinonímica, apresentar uma proposta de intervenção que contribua para o desenvolvimento da habilidade de organização coesiva do texto e proporcionar o letramento digital, através dos recursos multimodais da escrita colaborativa no ciberespaço, possibilitando a eficácia no processo de escrita como ferramenta de protagonismo e inserção social. Para isso, consideramos o texto como o lugar de interação entre os sujeitos e de construção interacional de sentidos, isto é, numa perspectiva sociocognitivo-interacionista da língua. Ademais, este estudo fundamenta-se nos pressupostos teóricos dos documentos norteadores da educação brasileira, como os PCN (1997) e a BNCC (2018); da Linguística Textual, com Koch (1999; 2009; 2015), Koch e Elias (2011; 2015; 2017), Fávero (2002) e Marcuschi (2004; 2008; 2012), no que se refere à coesão referencial, textualidade e produção de texto; da Projeção Social da Escrita, com Coulmas (2014), que evidencia o papel e as contribuições da escrita na sociedade, e dos Letramentos Sociais, com Street (2014), que conceitua o letramento como prática social e retrata as políticas relativas ao tratamento da leitura e da escrita; da Lexicologia, com Antunes (2005; 2009; 2012), que valida a função coesiva do léxico na construção do texto, bem como noções básicas sobre a propriedade textual da coesão e coerência; dos Letramentos Múltiplos, com Rojo (2012; 2013), que discute sobre a necessidade de a escola encontrar o seu lugar no ciberespaço e promover os multiletramentos em gêneros multissemióticos; e sobre o estudo da fanfiction, com Vargas (2015), que evidencia a prática de letramento chamada fanfiction, a transposição espontânea das formas tradicionais de criação e recepção textuais para as novas tecnologias e a autonomia dos jovens na seleção e publicação de textos ficcionais de seu interesse em meio eletrônico. Metodologicamente, a priori, realizou-se a aplicação de uma atividade diagnóstica, como etapa prévia para a elaboração do pré-teste, este constituído por questões abertas e fechadas. A análise desse material indicou que os estudantes apresentam dificuldade em empregar adequadamente os mecanismos de coesão referencial, configurando um texto ausente de elementos que colaboram para a progressão do sentido, principalmente no que se refere ao uso da substituição lexical sinonímica. À vista disso, como produto pedagógico e intervencionista de ensino, no âmbito do Mestrado Profissional em Letras, propomos a criação de um Caderno Pedagógico, pautado no trabalho com o gênero textual fanfiction e na apresentação de uma Sequência Didática (SD), adaptada à proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que engloba leitura, compreensão e produção textual e explora a seleção e a ampliação vocabular dos alunos. Os resultados apontam para expressivos avanços dos estudantes no tocante ao fortalecimento do domínio vocabular, ao emprego adequado dos sinônimos na escrita de fanfictions, bem como o despertar para os múltiplos letramentos e semioses. Este trabalho mostra-se relevante na medida em que contribui para o avanço das investigações sobre o texto escrito, centradas especialmente na educação básica, além de se configurar como subsídio para prática pedagógica de professores de língua portuguesa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2159861 - RENATA FERREIRA COSTA BONIFÁCIO
Interno - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Externo à Instituição - ANTONIETA BURITI DE SOUZA HOSOKAWA

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