UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ WILTON SANTOS FRAGA
24/10/2019 10:15

DISCENTE: JOSÉ WILTON SANTOS FRAGA
DATA: 22/11/2019
LOCAL: Auditório de História
TÍTULO: A Caracterização de Al-Andalus nas Terceiras Taifas (1228-1238): aplicando o conceito modo de produção tributário
PALAVRAS-CHAVES: al-Andalus; Terceiras Taifas; Modo de Produção Tributário; Feudalismo; Senhorio.
ÁREA: História
SUBÁREA: História Antiga e Medieval

O vazio de poder deixado pelo fim da dominação almóada em al-Andalus será ocupado por líderes locais insurgentes nas chamadas terceiras taifas. Para além dos eventos políticos, pouco se sabe sobre a organização social na qual estava estruturada a propriedade da terra antes da conquista castelhana na primeira metade do século XIII. Desse modo, o que a historiografia presenciou foi a consolidação do “paradigma de Guichard”, baseado no conceito de sociedade tributária e nos “feitos tribais” para caracterizar al-Andalus, principalmente o seu meio rural, a diferenciado das sociedades feudais ocidentais com a presença de senhorios. O conceito de sociedade tributária é retirado da proposta de Samir Amin a respeito do modo de produção tributário. Nela o feudalismo é apenas uma variante desse modo de produção quase universal. Mais tarde o conceito de modo tributário seria reelaborado por John Haldon, sendo a equiparação entre renda e tributo sua contribuição mais relevante. Dito isso, outra proposta relevante de caracterização da sociedade andaluza é o conceito de “formação social islâmica” elaborada por Manuel Acién, que também parte das propostas de Amin. Levando tudo isso em consideração, este trabalho tentará observar até que ponto as propostas de Haldon são úteis em um cenário específico como é o caso das terceiras taifas; e constatar o respaldo das teses de Acién a respeito da teoria política muçulmana medieval baseada na bay‘a, além dos outros postulados do seu marco teórico que fundamentam o conceito de formação social islâmica. Para tal fim, será realizado um estudo comparado entre alguns líderes das terceiras taifas, por meio de documentos disponíveis. Passando antes pelos debates historiográficos nos quais estão inseridos os citados conceitos, a caracterização de al-Andalus e o período das terceiras taifas.

Presidente - 1703196 - BRUNO GONCALVES ALVARO
Interno - 1115599 - CARLOS DE OLIVEIRA MALAQUIAS
Externo à Instituição - PAULO DUARTE DA SILVA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf