UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: MILENE DE ABREU SOUZA
29/08/2019 15:05

DISCENTE: MILENE DE ABREU SOUZA
DATA: 30/08/2019
LOCAL: Sala 16 da Didática VI
TÍTULO: CARDÁPIOS ESCOLARES: MODELAGEM ESTATÍSTICA DE COMPOSTOS FENÓLICOS
PALAVRAS-CHAVES: Polifenóis, antioxidantes, composição de alimento, alimentos, criança, alimentação escolar, prevenção de doenças, modelos lineares múltiplos, correlação
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Ciência e Tecnologia de Alimentos
SUBÁREA: Ciência de Alimentos
ESPECIALIDADE: Valor Nutritivo de Alimentos

O presente estudo tem como objetivo principal verificar a correlação do conteúdo de compostos fenólicos ofertado nos cardápios planejados na alimentação escolar de municípios do estado de Sergipe em função do grau de processamento de alimentos, da ocorrência de alimentos regionais, e da qualidade dos cardápios. Foram avaliados os cardápios para creche e pré-escola, em período parcial e/ou integral, do mês de novembro de 2018. Foram estimados polifenóis totais e flavonóides, e verificadas as possíveis relações entre estes e o grau de processamento dos alimentos, a presença de alimentos regionais e a qualidade das preparações do cardápio escolar (AQPCE). Para analisar o grau de correlação entre as variáveis, foi realizada a estatística descritiva dos dados e posteriormente, a modelagem a partir do Modelo Linear de Regressão Múltipla (MLRM), por meio de análise exploratória, ajustes e validação do modelo. O melhor modelo foi escolhido com base no maior valor de R² e no menor valor do Critério de Informação Bayesiano (BIC). Os coeficientes dos modelos selecionados e a normalidade dos resíduos foram avaliados com uso do teste t de Student a 5% de probabilidade. A acurácia da predição foi avaliada pelo R², RMSE, e RMSE relativo (rRMSE). As análises estatísticas foram realizadas com o auxílio do software R 3.1.0. Dos 75 municípios convidados a participar do estudo, dez disponibilizaram os dados necessários para a realização das análises propostas, totalizando 676 preparações avaliadas. Os alimentos que mais contribuíram para o conteúdo de polifenóis totais foram o orégano e o feijão e, para os flavonóides, a proteína de soja e o feijão. Os valores máximo, mínimo e médio de polifenóis totais (mg) e flavonóides (mg) encontrados foram de 718,41; 37,66 e 234,8 e 11,062; 0,1775 e 6,251, respectivamente. A variável alimentos in natura e minimamente processados possibilitou encontrar o maior valor de coeficiente de correlação, tanto para polifenóis totais (0,74), quanto para flavonóides (0,82). O melhor modelo de regressão ajustado para o polifenóis teve como variáveis explicativas os dados de alimentos in natura e minimamente processados e alimentos ultraprocessados, com valores de R² e BIC de 0,60 e -20,34, respectivamente. O melhor modelo de regressão ajustado para os flavonóides teve como variáveis explicativas os dados de alimentos in natura e minimamente processados e ingredientes culinários, com valores de R² e BIC de 0,78 e -36,53, respectivamente. Os coeficientes dos modelos foram significativos ao menos ao nível de 5% de probabilidade e a análise dos resíduos mostra que os mesmos apresentaram distribuição normal. Os valores de R² e RMSE na etapa de validação foram de 0,56 e 119,4 mg (50%) e 0,73 e 2,7 mg (44%), para o modelo de polifenóis totais e flavonóides. Diante disto, recomenda-se adicionar alimentos in natura e minimamente processados e ingredientes culinários nos cardápios analisados e diminuir a quantidade de alimentos processados e ultraprocessados, para aumentar a oferta de polifenóis totais e flavonóides, podendo assim, contribuir para o desenvolvimento cognitivo, de novos hábitos alimentares e para a redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis. Além disso, os modelos de regressão ajustados mostraram bom desempenho, podendo ser utilizados para estimar os valores de polifenóis e flavonóides nos cardápios dos municípios analisados.

Presidente - 1966564 - IZABELA MARIA MONTEZANO DE CARVALHO
Interno - 1683778 - ELMA REGINA SILVA DE ANDRADE WARTHA
Externo ao Programa - 1963923 - ADRIANA LUCIA DA COSTA SOUZA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19100-31f4b06bdf