Banca de QUALIFICAÇÃO: BYRON ANDERSON COSTA BASTOS
27/08/2019 11:45
O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta didática pedagógica que possa levar os educandos a vislumbrarem a subjetividade do conhecimento histórico, as especificidades da sua produção e as várias interpretações do passado, decorrentes de tais questões, proponho a empreitada de efetuar uma recolha de poesias nacionais produzidas entre os anos de 1850 e 1900 e utilizá-las como ferramenta para o ensino de História do Brasil. Observe-se que não se trata dum estudo de toda produção poética desse período, e sim da coleta e elaboração de uma antologia temática a partir de temas recorrentes tanto da Historiografia Nacional quanto dos manuais didáticos para o ensino de história (Escravidão, Questão Religiosa, Movimento Republicano, Segundo Reinado, Guerra do Paraguai, Abolicionismo, etc). Com isso, pretendo demonstrar a viabilidade e as vantagens do uso da poesia no ensino de História da Educação Básica. Assim como suas potencialidades pedagógicas enquanto instrumento de ensino, através da elaboração de um guia de utilização dessas poesias em sala de aula, nas aulas de História.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e