Banca de DEFESA: LILIAN SANTOS MORGADO DIAS
26/08/2019 18:21
Este trabalho final para o mestrado Profissional em Letras objetiva apresentar proposta de intervenção didática capaz de motivá-los em suas produções escritas, destinadas às séries do Ensino Fundamental. O embrião desta proposta foi gerado diante do diagnóstico de que havia uma lacuna entre o entusiasmo pela oralidade em seu caminho até à produção escrita. Além disso, a pesquisa busca colaborar por meio da progressão dessas habilidades, concentrando suas atenções nos letramentos social, visual, tecnológico, dentre outros. Este trabalho opta, portanto, por investigar o desempenho linguístico de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública estadual da cidade de Barra dos Coqueiros/SE, nas práticas de oralidade e produção escrita, através de suporte sociocognitivo, a fim de explorar a reverberação que esse olhar social pode trazer para a relação ensino/aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa, levando em conta a interatividade, criatividade e a relevância social da prática. A pesquisa-ação apresenta relatório acerca da utilização do Produto/Jogo Didático de produção de textos orais, escritos e visuais, como requisito para a conclusão do curso, podendo ser aplicado e replicado em outras séries e em outras localidades. Para tanto, o trabalho foi alicerçado nos estudos principalmente de Freire (1980) sobre palavras motivadoras na produção escrita, Marchuschi (2001), acerca de oralidade; Passarelli (2004;2012), sobre a didatização da escrita; também nos escritos de Rojo(2012),que tratam do Multiletramentos na Escola, Huizinga(199) e Roiphe(2017) para o lúdico na escola.
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