UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: MÁRCIA BRITO NERY ALVES
26/08/2019 16:29

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÁRCIA BRITO NERY ALVES
DATA: 29/08/2019
LOCAL: SALA DE AULA PROZOOTEC
TÍTULO: A propriedade intelectual no setor sucroenergético brasileiro em uma rede de inovação colaborativa
PALAVRAS-CHAVES: Proteção sui generis. Registro de cultivares. Melhoramento genético da Cana-de-Açúcar. Planejamento estratégico. RIDESA
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

As redes interorganizacionais são arranjos institucionais que visam consolidar as atividades de cada um de seus participantes em torno de objetivos e metas em comum. Portanto, agrupadas em redes, as organizações complementam-se umas às outras, priorizando a execução de projetos em comum. As redes de inovação colaborativa são modelos estratégicos de redes interorganizacionais que se estruturam em torno de dinâmicas colaborativas capazes de catalisar a criatividade e motivar a inovação. Neste sentido, esta tese objetivou propor um modelo para analisar o potencial das redes de inovação colaborativas na geração de direitos de propriedade intelectual, tomando como referência a Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (RIDESA), formada por 10 universidade federais: UFAL, UFRPE, UFRRJ, UFS, UFMT, UFG, UFSCar, UFV, UFPR e UFPI. A partir de uma abordagem metodológica descritiva e exploratória, pautada pelo estudo de casos múltiplos, procurou-se caracterizar a RIDESA enquanto rede de inovação colaborativa, associando as características deste tipo de rede, ao elevado desempenho apresentado pela RIDESA no que se refere à pesquisa, desenvolvimento, registro e proteção de novas cultivares de cana-de-açúcar. Neste sentido, realizou-se uma revisão de literatura sobre a temática da gestão do conhecimento em redes de inovação colaborativa, evidenciando as perspectivas que esta abordagem oferece em termos de resultados e competitividade, no contexto das redes de colaboração. No que se refere à delimitação da tese, os resultados obtidos a partir da análise dos principais problemas de pesquisa, são apresentados em quatro artigos, a saber: “O papel das redes de conhecimento colaborativas no setor sucro-energético brasileiro”, que objetivou analisar o papel da RIDESA no desenvolvimento, lançamento, registro e comercialização de novas cultivares de cana-de-açúcar; “Propriedade intelectual no setor agrícola brasileiro: um estudo de caso da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético”, no qual se realizou um levantamento sistemático das legislações em torno da temática, as condições e consequências da adesão por parte do Brasil a acordos internacionais como o TRIPS e a UPOV, situando o contexto do surgimento e consolidação da RIDESA; “Proteção de cultivares na Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético”, que analisou a temática da propriedade intelectual na agricultura, visando situar a questão da proteção e registro de cultivares no Brasil, com ênfase nos resultados obtidos com o melhoramento genético da cana-de-açúcar pela RIDESA; e, “Contribuições para o planejamento estratégico da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético”, que teve por objetivo construir um quadro de síntese dos principais constructos que agrupam os elementos e fatores do modelo proposto para a realização de um planejamento estratégico da RIDESA. Por fim, considerou-se que ao articular a questão dos direitos de propriedade intelectual no setor agrícola brasileiro ao papel das redes de inovação colaborativa, a tese evidenciou o papel estratégico de redes como a RIDESA, sugerindo a necessidade de estudos que avaliem o potencial de criação e consolidação de novas redes de inovação colaborativa capazes de catalisar os processos de geração de direitos de propriedade intelectual em outras áreas do conhecimento.

Presidente - 116.375.605-91 - ANA ELEONORA ALMEIDA PAIXAO
Externo à Instituição - JOSE AUGUSTO ANDRADE FILHO