UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ HENRIQUE BARROS DA SILVA
22/08/2019 16:54

DISCENTE: LUIZ HENRIQUE BARROS DA SILVA
DATA: 23/08/2019
LOCAL: Sala de Reuniões do PPGECIMA
TÍTULO: Capacidades de Pensamento Crítico em atividades experimentais investigativas: uma perspectiva para a abordagem metodológica da Pesquisa de Desenvolvimento
PALAVRAS-CHAVES: Atividades Investigativas; Pensamento Crítico; Design Research
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química

Sabe-se que cada vez mais é necessário estimular o pensamento crítico e reflexivo dos estudantes, para contribuir com sua capacidade de tomar decisões conscientes e adquirir posicionamentos construídos com base em ideias sólidas não somente em contextos escolares, mas contextos de vida também. Tenreiro-Vieira e Vieira (2001) descrevem o Pensamento Crítico como a capacidade de estruturar suas escolhas de forma voluntária e fundamentada em argumentos. Alguns autores defendem que as Atividades Investigativas surgem como uma abordagem que possibilita o desenvolvimento da autonomia dos estudantes uma vez que solicitam dos mesmos a tomada de decisão frente à problemas. Considerando esse contexto, este Projeto de Pesquisa tem como objetivo investigar quais elementos uma Atividade Investigativa precisa apresentar como potencial mobilizadora do Pensamento Crítico. Como rota metodológica de desenvolvimento para esta pesquisa com Atividades Investigativas e Pensamento Crítico foi adotada a Design Research, também conhecida como pesquisa de desenvolvimento. As pesquisas em design educacional podem ser entendidas como o conjunto de abordagens de pesquisa que buscam gerar conhecimento sobre problemas da prática educacional aumentando o conhecimento sobre elas (PLOMP, 2010). Dessa forma, esta pesquisa adota um sistema de elaboração – validação – reelaboração, onde as validações sucessivas são entendidas como parte do processo de geração de conhecimento sobre o material que busca-se desenvolver para atender a um determinado objetivo. Encontram-se elaboradas três Atividades Investigativas, as quais foram validadas por um grupo de pesquisa em ensino de ciências, por graduanda e bolsista do residência pedagógica e por mestres em temas relacionados a esta pesquisa. Os resultados das validações foram analisados a partir da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), sendo constituída por três etapas. Na pré-análise, as observações dos validadores serão mais bem entendidas a partir da leitura e familiarização com os textos produzidos. Na exploração do material são adotados processos de análise a partir do entendimento gerado na pré-análise, foram estabelecidas as unidades de registro que apresentavam indicações das mudanças que precisavam ser realizadas para que as atividades atingissem seus objetivos. E na fase final da Análise de Conteúdo são realizadas as interpretações e inferências que culminam nas alterações nas Atividades Investigativas desenvolvidas, dando novas características às mesmas. A partir das validações realizadas até o momento têm-se como resultados parciais que apresentar o problema de investigação a partir de um Caso Investigativo pode ser um mecanismo importante para o caráter investigativo da atividade, assim como deve-se pensar o processo pedagógico de aplicação de tais atividades, refletindo sobre a importância de uma etapa de pesquisa para que os alunos possam melhor compreender a temática e propor um procedimento experimental de forma mais madura, elevando assim o potencial investigativo da atividade. Notou-se também, que embora as atividades tenham sido pensadas para expressarem um conjunto específico de capacidade de pensamento crítico, as atividades expressam capacidades de diversas áreas.

Presidente - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Externo à Instituição - TATIANA SANTOS ANDRADE
Interno - 365.994.988-41 - WELINGTON FRANCISCO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10