Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELA MELO DA SILVA CARVALHO
22/08/2019 16:26
A comunidade escolar está cada vez mais heterogênea e possivelmente a escola será o ambiente que oferecerá às crianças as primeiras oportunidades de contato direto com outros grupos sociais. É nesse contato com o outro que as diferenças são salientadas, sendo elas de gênero, sociais, étnica, dentre outras. Há muito, o racismo tem sido estudado por pesquisadores sociais e sua manifestação na escola traz consequências para todos, mas principalmente para os alunos que estão em desenvolvimento e construindo sua trajetória escolar. Entender como o racismo se manifesta nesse ambiente, saber que estratégias utilizar para combatê-lo e qual a função dos membros da comunidade escolar nesse processo é fundamental para que a escola possa enfrentar o racismo. Nesse sentido, o presente trabalho se propôs a analisar o papel da escola no enfrentamento do racismo a partir do posicionamento dos membros da comunidade escolar diante da manifestação deste e atribuições de responsabilidade no seu enfrentamento. Foram realizados três estudos: o primeiro, trata-se de um artigo teórico que aborda o fenômeno do racismo no espaço escolar e discute a função da escola no enfrentamento ao racismo; o segundo, se trata de um artigo de revisão integrativa da literatura sobre as estratégias de enfrentamento do racismo na escola; e o terceiro, o estudo empírico que visa alcançar objetivo primordial desse trabalho. O estudo 1 agregou a literatura sobre racismo e escola, contribuindo para o estudo da temática ético-racial ao reunir achados na literatura. O estudo 2, ampliou a temática de combate ao racismo, oferecendo as principais estratégias para o enfrentamento do racismo na escola. E o terceiro, especificou esse enfrentamento para a atribuição de responsabilidade aos membros da comunidade escolar.
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