Banca de DEFESA: MONIKE BARBOSA ANDRADE
23/08/2019 10:03
O mercado tem exigido, cada vez mais, profissionais com conhecimentos transdisciplinares, ganhando grande importância nesse cenário os temas relacionados à Educação Empreendedora e Propriedade Intelectual. Em um cenário de inovação e competitividade, a educação é ainda mais relevante. Nessa perspectiva, as transformações sociais, econômicas e políticas exigem que a formação do discente possibilite a aprendizagem das possíveis formas de inovação e gestão de capital intelectual, passíveis de proteção e apropriação dos prováveis ganhos decorrentes, gerando ativos intangíveis de valor econômico e contribuindo com o desenvolvimento social e econômico brasileiro, além de favorecer a formação de uma cultura de empreendedorismo, inovação e de proteção da propriedade intelectual. Diante disto, o objetivo deste estudo é analisar a difusão destes temas no Ensino Superior da Universidade Federal de Sergipe, nas áreas do conhecimento que a universidade abrange. Para a construção da pesquisa, tomaram-se como referência as boas práticas no ensino do empreendedorismo e da Propriedade Intelectual - PI, a partir de casos de instituições, no nível nacional e internacional. Nessa perspectiva, esta pesquisa configura-se como estudo de caso, classificada em uma abordagem qualitativa, descritiva e documental, com base no levantamento das ações voltadas para a difusão de temas relacionados à Educação Empreendedora e Propriedade Intelectual na Universidade Federal de Sergipe – UFS. Como resultado da pesquisa, foi possível verificar a existência de várias ofertas de disciplinas que aprofundam ou pelo menos perpassam as discussões sobre EE e PI, a partir da análise das informações coletadas nas ementas e matriz curricular de cada curso, apresentando uma tendência de expansão destes temas na Universidade Federal de Sergipe.
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