Banca de QUALIFICAÇÃO: TÂNIA SILVA NASCIMENTO
16/08/2019 08:04
Neste estudo desenvolvemos uma Tecnologia Assistiva para o ensino do conteúdo escolar Funções Orgânicas a uma aluna com deficiência visual, estudante do ensino médio de uma escola pública do interior de Sergipe. Como fonte para construção da Tecnologia Assistiva foi feita uma pesquisa bibliográfica para compor o estado da arte sobre a construção e utilização de materiais didáticos no ensino de química a alunos com deficiência visual. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso único sob a perspectiva de Yin (2001). O método de coleta de dados constituiu-se de gravações, questionários, entrevistas, fotografias, atividade escolar e anotações. Para a exploração dos dados nos baseamos na análise de discurso de Bardin (2016). Os resultados corroboram para a necessidade de reflexões mais apuradas no que diz respeito à construção e utilização de materiais didáticos para que a funcionalidade não se reduza a mero instrumentalismo. A análise dos dados nos permitiu constatar que mesmo que a capacidade de abstração em cegos seja superior se comparada a dos normovisuais, aqueles precisam de estímulos e experiências concretas específicas mediadas por métodos e materiais adequados. O adesivo tátil policromático elaborado e aplicado, mostrou-se um aliado tanto no ensino e aprendizagem sobre funções orgânicas quanto no estímulo para elaboração da imageria mental pela aluna cega.
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