Banca de QUALIFICAÇÃO: SEBASTIANA ÉRICA CRUZ SANTANA
17/08/2019 18:52
A profissão docente é uma das carreiras construídas não somente durante o curso de graduação, mas também no decorrer da trajetória pessoal. O papel desse profissional na na sociedade é de grande importância para compreendermos as transformações cientificas e tecnológicas que ocorrem constantemente. As iniciativas governamentais que visam o aprimoramento da formação docente no Brasil ainda são poucas, comparadas a outros países. A utilização do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente – CTS(A) no ensino de ciências e biologia pode contribuir para a formação de cidadãos críticos e aptos a tomarem decisões mais conscientes, considerando o contexto que estão inseridos. Dessa forma, é importante oportunizar nos cursos de licenciaturas discussões a respeito da relação CTS(A) para que os futuros docentes possam trabalhar os temas disciplinares nessa perspectiva. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é analisar os efeitos e implicações da inserção do enfoque CTS(A) no aperfeiçoamento da formação docente de licenciandos em Ciências Biológicas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa ação, a qual foi desenvolvida durante as aulas da disciplina “Instrumentação para o Ensino de Ciências e Biologia”, do curso de Ciências Biológicasda Universidade Federal de Sergipe. Foi possível identificar que, até o início das aulas da disciplina, os licenciandos ainda não conheciam a perspectiva CTS(A), sendo portanto discutidos textos sobre o tema ao longo do período letivo, de modo a estimular os discentes ao desenvolvimento de atividades didáticas nessa perspectiva, dirigidas a alunos do Colégio Aplicação da UFS. Até o presente momento da análise dos dados, pôde-se constatar que a maior parte dos licenciandos não possuem experiência profissional na área e trazem consigo uma visão restrita sobre a importância do ensino de biologia.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e