Banca de QUALIFICAÇÃO: ÉVILE SILVA DE LIMA
12/08/2019 13:06
A partir das nossas práticas, vimos que o ensino da química na escola contemporânea não consegue despertar o interesse dos alunos diante dos conteúdos expostos de forma somente expositiva, pois a mera transmissão de informações não faz sentido e não prepara o aluno para que se tenha no seu processo de ensino uma aprendizagem potencialmente significativa. Dessa forma, identificamos a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS, como estratégia de ensino alternativa para que possamos mudar essa realidade, na tentativa de atender as demandas atuais, desenvolvendo nos estudantes o pensar crítico e reflexivo, e que oportunize a capacidade de estabelecer habilidades para resolução de problemas do seu cotidiano e da sociedade. Diante disso, temos como problema central as seguintes questões: Quais as evidências que a elaboração e aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para trabalhar o conteúdo de soluções pode proporcionar para promoção de uma aprendizagem que seja significativa? Como o método Instrução por Colegas (Peer Instruction) pode contribuir para a interação dos estudantes e na busca de evidências de uma aprendizagem significativa? O trabalho está organizado em: revisão de literatura acerca da utilização do método Instrução por Colegas (Peer Instruction-PI) no Brasil nos últimos cinco anos; aspectos teóricos acerca da Teoria da Aprendizagem Significativa; princípios e passos que norteiam a elaboração de uma UEPS; o método instrução por colegas; e metodologia da pesquisa que está classificada em: tipo de metodologia, elaboração da UEPS, validação das questões no modelo PI, coletas de dados e por fim analise dos dados. Espera-se que, com uso das questões como forma de avaliar e promover interações dos alunos durante a UEPS, os estudantes possam posicionar-se diante de situações problemas e que este venha a ter uma aprendizagem significativa.
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