UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

CINECLUBES NAS ESCOLAS: ENCONTROS ENTRE CINEMA E EDUCAÇÃO
09/08/2019 14:00

Prezados, boa tarde!
A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SEDUC), através do Núcleo de Projetos Criativos Inovadores (NUPI) e o Serviço de Educação em Direitos Humanos (SEDH) em parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Cinema e Educação (NICE/UFS), realiza no próximo dia 15 de agosto (quinta), às 15h, o evento CINECLUBES NAS ESCOLAS: ENCONTROS ENTRE CINEMA E EDUCAÇÃO. O espaço contará com a mediação de Yanara Galvão, Mestre em Cinema e Narrativas Sociais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e acontecerá na Biblioteca Epifânio Dória no Bairro 13 de Julho em Aracaju.

O evento visa discutir e fomentar a criação de cineclubes nas escolas e contribuir com uma cultura de cinema para a rede de educação básica do Estado de Sergipe. Esse encontro marca a primeira atividade pública da Plataforma de Cinema e Educação Básica de Sergipe - CINEDS, projeto que teve sua construção iniciada desde o mês de maio de 2019 e agora começa a ser desenvolvido através de parceria da SEDUC com a UFS. O objetivo do CINEDS é viabilizar uma formação permanente em torno do cinema e educação, do cineclubismo e da relação mídia e juventude, priorizando os Direitos Humanos como tema de transversalidade. A proposta visa trabalhar a produção audiovisual das escolas públicas do Estado, contribuir com a pesquisa sobre a temática e a formação de professores e alunos.

O encontro é gratuito e aberto ao público, com foco em especial nos educadores e estudantes da rede básica de ensino. Yanara Galvão é mestre em Cinema e Narrativas Sociais (PPGCine/UFS), professora, cineclubista e produtora cultural. O evento conta com o apoio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE), da Coordenadoria Especial de Juventude (CEJUV), do Núcleo de Integração entre UFS e Educação Básica (NIUEB), da Biblioteca Pública Epifânio Dória, da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFS) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar de Cinema (PPGCine).

PROGRAMAÇÃO:
15h: Recepção e apresentação do CINEDS com Virgínia Lúcia F Menezes, Coordenadora do NUPI/SEDUC
15h15m: Roda de Conversa com Yanara Galvão, Mestre em Cinema pela UFS
16h30m: Exibição do curta “Não Pense, Estude”
16h45m: Relato de experiências da produção do filme e debate com o público
Inscrições no Local e para estudantes da UFS pelo SIGAA/UFS

Contato: NUPI/SEDUC  (79) 3194-3336 = das 08h00m às 13h00m ou SEDH/SEDUC  31943319/3216