Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LUIZA PEREIRA DE CASTRO
08/08/2019 10:06
Essa dissertação discute a relação entre feminismo e publicidade no Brasil, tomando como objeto de estudo anúncios coletados na plataforma Youtube, inseridos no contexto do movimento denominado quarta onda do feminismo. O estudo tem por intuito apresentar uma proposta de investigação sobre o femvertising (female advertising), vertente da publicidade que busca o empoderamento feminino através dos anúncios, desconstruindo antigos padrões estéticos relacionados ao gênero feminino e os posicionamentos diante das questões culturais, e, ainda assim, cumpre seu papel como influenciadora nas tomadas de decisão de compra. O trabalho envolve a problematização dos padrões de beleza vigentes na sociedade e sua relação com a publicidade. Investiga-se também o recente movimento de mudança na representação do papel da mulher. Aplicando-se a análise de discurso foucaultiana em quatro amostras publicitárias de cosméticos das marcas mais expressivas do Brasil é possível conceber como elas são arquitetadas e de que forma as marcas utilizam a temática do empoderamento feminino para incrementar suas vendas. Um trabalho dessa natureza, por conseguinte, possibilita a compreensão sobre poder do femvertising como estratégia midiática e mercadológica.
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