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Notícias

Banca de DEFESA: ROSEMEIRE DOS SANTOS AMARAL
08/08/2019 07:45


Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSEMEIRE DOS SANTOS AMARAL
DATA: 30/09/2019
HORA: 14:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: MERCEDES DANTAS E OS DISCURSOS SOBRE A VIAGEM PEDAGÓGICA AOS ESTADOS DO NORTE/BRASIL (1930)
PALAVRAS-CHAVES: Viagem pedagógica; Discursos; Mercedes Dantas; Renovação do Ensino.
PÁGINAS: 165
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

A presente tese insere-se na linha de pesquisa História, Sociedade e Pensamento Educacional, junto ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e pauta-se nas discussões a respeito das viagens pedagógicas realizadas por intelectuais e profissionais da Educacão, tanto em âmbito internacional (Europa e Estados Unidos) quanto nacional, dentro de um circuito da História Intelectual da Educação. O foco é a professora Mercedes Dantas de Itapicurú Coelho (1900-1982) e os discursos sobre a viagem pedagógica aos Estados do Norte do Brasil em 1930, em especial nos impressos (jornais e revistas). O objetivo geral foi o de compreender quem foi a professora Mercedes Dantas e os discursos produzidos na imprensa sobre sua viagem pedagógica aos Estados do Norte, Brasil, em 1930. Como objetivos específicos: elaborar um perfil biobibliográfico de Mercedes Dantas, destacando os lugares institucionais e sociais que ocupou; elencar os discursos produzidos na imprensa sobre a viagem em cada Estado e, por fim, problematizar os referidos enunciados discursivos da viagem e a Reforma de Fernando de Azevedo e sua possível difusão nos Estados visitados. Os dados obtidos pelas informações dos excertos dos jornais impressos da década de 1920 e 1930 – A manhã (RJ), A Noite (RJ), A Província (PE), Correio da Manhã (RJ), Diário da Manhã (ES), Jornal do Brasil (RJ), Jornal do Comércio (RJ - AM), O Globo (RJ), O Paiz (RJ), Pequeno Jornal, Jornal Pequeno (PE), dentre outros – acessados por meio da Biblioteca Nacional Digital (BNDigital), de assinaturas digitais e de uma fonte histórica em particular, os “Cadernos de Lembrança” de Mercedes Dantas – uma coletânea de recortes de jornais e revistas elaborada e organizada cronologicamente por ela – foram investigados por intermédio das teorizações que constituem a Análise do Discurso (AD), seguindo a linha francesa, com base nos postulados do filósofo e historiador Michel Foucault (1926-1985). Autores como Azevedo (1927 ,1928, 1929, 1940), Boto (1996, 2003, 2012), Dantas (1927, 1930, 1933, 1935, 1942), Fischer (2001, 2012), Franciscato (2005), Freitas (2001, 2006), Foucault (1985, 1987, 1996, 2006, 2008), Mignot (2017) Mignot e Gondra (2007), Sobral (2012, 2016), Sodré (1996), Veiga-Neto (2016), Veyne (1982) e outros, conformam o embasamento teórico de tal perspectiva abrasando a discussão. A Tese apontou que a investigação a respeito da vida pessoal, produção intelectual e profissional da professora Mercedes Dantas - pela ausência de pesquisas que se debrucem sobre sua personagem ou por representar uma personalidade de destaque no campo educacional do Brasil, mas que se manteve “atrás das cortinas” ou ao menos “esquecida” pela historiografia brasileira - é um contributo valioso para a produção do conhecimento no campo de História da Educação e formação/atuação de professores e intelectuais nas décadas de 1920 e 1930. A viagem pedagógica de Mercedes Dantas aos Estados do Norte do Brasil, com base nos discursos extraídos dos impressos, por sua vez, configurou-se enquanto um acontecimento/evento de reconhecimento nacional e de suma importância para a renovação educacional do país, alicerçada na Reforma de Instrução Pública de Fernando de Azevedo, em especial, do ensino primário e da criação/filiação das associações ou sociedades de professores dos respectivos locais, como apresentado em “Lembrança”, onde foram destacadas as condições de produção e de emergência e o processo de internalização e aceitabilidade ou não, bem como o momento de ruptura dos discursos ligados a práticas institucionais e relações de poder.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Externo à Instituição - CARLOTA BOTO
Presidente - 189.912.895-68 - MARIA NEIDE SOBRAL
Externo ao Programa - 1200318 - ROMERO JUNIOR VENANCIO SILVA
Interno - 1516500 - SILVANA APARECIDA BRETAS
Interno - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA

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