UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 30 de Outubro de 2020


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELA GOIS DE MENDONÇA
06/08/2019 11:46


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELA GOIS DE MENDONÇA
DATA: 15/08/2019
HORA: 13:00
LOCAL: Miniauditório do CCBS
TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA EM ADOLESCENTES: RELAÇÃO ENTRE EXCESSO DE PESO, SINTOMAS DEPRESSIVOS, ANSIEDADE E CONSUMO DE ÁLCOOL
PALAVRAS-CHAVES: Adolescência, depressão, ansiedade, qualidade de vida
PÁGINAS: 27
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem Psiquiátrica
RESUMO:

O conceito de Qualidade de vida é amplo e não engloba apenas as­pectos físicos e funcionais, envolve também fatores sociais, psicológicos e de bem-estar do indivíduo. A fase da adolescência configura-se como um período de transformação e está associada à grande vulnerabilidade. Problemas pessoais e psicossociais tem grande impacto na vida dos adolescentes. É geralmente neste período que acontece o primeiro contato com drogas lícitas bem como substâncias psicoativas. Considerando que a obesidade é um problema de saúde pública por estar associada à diversas doenças, inclusive sofrimento psíquico, este estudo faz-se necessário.
O objetivo desta pesquisa é avaliar os aspectos gerais de saúde e qualidade de vida em adolescentes bem como relacionar fatores como ansiedade, depressão e consumo de álcool e drogas a excesso de peso em adolescentes.

Trata-se de um estudo transversal, que será realizado com adolescentes do Colégio de Aplicação (CODAP). Além de um questionário contendo características sócio-demográficas serão aplicados quatro instrumentos validados (Inventário de Depressão Infantil (CDI), Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC), Teste de Identificação de problemas relacionados ao uso de álcool (AUDIT) e Pediatric Quality of Life Inventory(PedsQL)).

A avaliação de aspectos gerais de saúde relacionados a comportamento e preditores de sofrimento psíquico em adolescentes é fundamental para o planejamento de ações educativas e intervencionistas nesta população. O alerta precoce a pais e responsáveis sobre a importância do suporte familiar é imprescindível para a condução de estratégias de enfrentamento do problema.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2029205 - ANDREIA FREIRE DE MENEZES
Interno - 2030768 - ALLAN DANTAS DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1977523 - DIEGO MOURA TANAJURA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12838-31cfbbda77