Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO DE MELO FRANÇA
07/08/2019 09:03
Nos últimos anos a indústria de animação japonesa apresentou uma maior penetração em mercados estrangeiros, sobretudo por causa das plataformas de streaming, Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade de Federal de Sergipe Pró-reitora de Pós-Graduação as quais despontam como novas forças que tencionam o campo. Diante deste contexto, esta pesquisa assume como objetivo geral investigar as negociações culturais que permeiam os esquemas estilísticos da animação japonesa, pautando-se pela perspectiva do hibridismo cultural. Assume-se, portanto, que produções culturais e artísticas são históricas e que sua construção está imersa na dinâmica do campo. Como fundamento central deste trabalho, encontram-se os estudos de Pierre Bourdieu e Néstor García Canclini e suas considerações a respeito da capacidade de combinação, reprodução e renovação da cultura, e também do nivelamento, da convergência e das disputas de posição. Como de corpus de análise, serão contempladas animações japonesas do subgênero Mahō shōjo (garotas mágicas), a partir dos contextos sociocultural, histórico e econômico, de modo a compreender como a animação japonesa mescla elementos culturais locais com os elementos estrangeiros, em sua premissa narrativa e configuração visual.
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