UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Outubro de 2020


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Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO LUIS GUIMARAES DOS SANTOS
05/08/2019 07:42


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RICARDO LUIS GUIMARAES DOS SANTOS
DATA: 26/08/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de leitura-PPGCOM/UFS
TÍTULO: Produção de experiência imersiva em vídeo games pervasivos de realidade aumentada
PALAVRAS-CHAVES: Corpo. Imersão. Game design. Vídeo games pervasivos. Realidade aumentada.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:

Esta pesquisa insere-se no contexto das estratégias de produção de experiência imersiva a partir da integração conceitual de vídeo games pervasivos e vídeo games de realidade aumentada. Neste contexto, o objetivo geral se volta à uma compreensão sobre como este gênero de vídeo game submete o jogador a uma mudança de esquema de uso do corpo, considerando-se que o dispositivo celular desponta menos como um computador de mão e mais como uma câmera de vídeo. Interessa-nos compreender ainda como, neste processo imersivo, a carga simbólica do universo ficcional da franquia audiovisual relacionada, é agregada pelo projeto de cada vídeo game afim de direcionar sua experiência. Tento tal objetivo, voltaremos nosso olhar para os quatro títulos de vídeo game lançados no Brasil para a plataforma Android, “Pokémon Go”, “The Walking Dead: Our World, Ghostbusters World” e “Harry Potter: Unite Wizards”, que ocupam este espaço de integração conceitual, onde os observamos pelo prisma da semiótica corporificada de O'Neil e Benyon.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2241135 - CARINA LUISA OCHI FLEXOR
Presidente - 2460027 - JEAN FABIO BORBA CERQUEIRA
Externo à Instituição - THIAGO FALCÃO

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