Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO LUIS GUIMARAES DOS SANTOS
05/08/2019 07:42
Esta pesquisa insere-se no contexto das estratégias de produção de experiência imersiva a partir da integração conceitual de vídeo games pervasivos e vídeo games de realidade aumentada. Neste contexto, o objetivo geral se volta à uma compreensão sobre como este gênero de vídeo game submete o jogador a uma mudança de esquema de uso do corpo, considerando-se que o dispositivo celular desponta menos como um computador de mão e mais como uma câmera de vídeo. Interessa-nos compreender ainda como, neste processo imersivo, a carga simbólica do universo ficcional da franquia audiovisual relacionada, é agregada pelo projeto de cada vídeo game afim de direcionar sua experiência. Tento tal objetivo, voltaremos nosso olhar para os quatro títulos de vídeo game lançados no Brasil para a plataforma Android, “Pokémon Go”, “The Walking Dead: Our World, Ghostbusters World” e “Harry Potter: Unite Wizards”, que ocupam este espaço de integração conceitual, onde os observamos pelo prisma da semiótica corporificada de O'Neil e Benyon.
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