UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBSON VIANA DE LIMA
03/08/2019 21:18


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBSON VIANA DE LIMA
DATA: 15/08/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 2 - Pólo de Gestão
TÍTULO: O MONSTRO NO FILME, O “FILME-MONSTRO”: A POÉTICA DE "AS BOAS MANEIRAS"
PALAVRAS-CHAVES: As boas maneiras (Filme); Cinema Brasileiro; Narrativas; Poética do Filme; Poética Histórica do Cinema; gênero cinematográfico.
PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Cinema
ESPECIALIDADE: Interpretação Cinematográfica
RESUMO:

As boas maneiras (Juliana Rojas e Marco Dutra, 2017) é, ao mesmo tempo, um filme de lobisomem e um filme musical. Como um monstro montado por partes categoricamente contraditórias, o corpo dessa obra, hibridizando-se, mistura gêneros a princípio não relacionados. Nela, o monstruoso não se define somente como tema, como objeto do qual se fala. A monstruosidade se instala na própria forma do dizer, definindo uma forma de contar que foge ao realismo dominante, por anos, na linha de frente do cinema nacional. Esta dissertação propõe uma análise da construção narrativa e plástica do longa-metragem sob a perspectiva teórico-analítica Poética do Filme, de autoria de Wilson Gomes, e os conceitos narratológicos utilizados por David Bordwell em sua Poética Histórica do Cinema. Objetiva-se investigar e descrever os recursos, estratégias, dispositivos, outros elementos de natureza narrativa e estética e as relações estabelecidas entre eles, que contribuem para compor o seu universo ficcional. Especificamente, foca-se na conjugação e nos efeitos dos gêneros cinematográficos horror e musical, para compreender como estes programas estruturam uma poética particular.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1292151 - HAMILCAR SILVEIRA DANTAS JUNIOR
Interno - 1692380 - ANA ANGELA FARIAS GOMES
Externo ao Programa - 1263773 - FERNANDO DE MENDONCA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf