Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBSON VIANA DE LIMA
03/08/2019 21:18
As boas maneiras (Juliana Rojas e Marco Dutra, 2017) é, ao mesmo tempo, um filme de lobisomem e um filme musical. Como um monstro montado por partes categoricamente contraditórias, o corpo dessa obra, hibridizando-se, mistura gêneros a princípio não relacionados. Nela, o monstruoso não se define somente como tema, como objeto do qual se fala. A monstruosidade se instala na própria forma do dizer, definindo uma forma de contar que foge ao realismo dominante, por anos, na linha de frente do cinema nacional. Esta dissertação propõe uma análise da construção narrativa e plástica do longa-metragem sob a perspectiva teórico-analítica Poética do Filme, de autoria de Wilson Gomes, e os conceitos narratológicos utilizados por David Bordwell em sua Poética Histórica do Cinema. Objetiva-se investigar e descrever os recursos, estratégias, dispositivos, outros elementos de natureza narrativa e estética e as relações estabelecidas entre eles, que contribuem para compor o seu universo ficcional. Especificamente, foca-se na conjugação e nos efeitos dos gêneros cinematográficos horror e musical, para compreender como estes programas estruturam uma poética particular.
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