Banca de QUALIFICAÇÃO: EMELSON JOSÉ SILVA DOS SANTOS
05/08/2019 09:04
A temática da relação entre o universo masculino e feminino é colocada em diversos textos, todavia, o gênero crônica humorística se dedica a trazer pequenas situações inusitadas vivenciadas na vida cotidiana. As crônicas humorísticas, mesmo publicadas em jornal, exploram representações sociais e estruturas discursivas vinculadas ao universo literário com a finalidade de entretenimento e crítica social por meio da ironia e exploração de recursos cômicos. Situadas entre o texto jornalístico e o literário, há uma composição instável dependente do contexto social e histórico. Diante do presente contexto, analisaremos estratégias de leitura do gênero crônica humorística à luz do interacionismo sociodiscursivo, doravante, ISD. A nossa análise está centrada na infraestrutura do texto, visto que analisaremos o efeito das sequências textuais e das demais formas de planificação (esquemas e scripts) como elemento facilitador de leitura do gênero proposto. Para isso, traremos à sala de aula a experiência de leitura das crônicas O Sítio de Ferreirinha, A verdade e Farsa, todas provenientes do livro As mentiras que os homens contam de Luis Fernando Verissimo. A proposta de análise da infraestrutura aplica, como estratégia, o efeito da anteposição dessas estruturas por parte do leitor como auxílio de leitura e compreensão do texto. O arcabouço teórico que dá respaldo às reflexões provenientes dos estudos relativos ao sociointeracionismo são provenientes de Bronckart (2007) e Adam (2011). Já quanto a questão do gênero e também da crônica humorística estamos amparados por Bakhtin (2010), Marchuschi (2002) e Possenti (2014). Com referência a didatização dos gêneros, as reflexões são fundamentadas em Dolz & Schneuwly (2004). A aplicação da pesquisa acontecerá em uma escola Municipal do Município de Coronel João Sá Bahia em uma turma de 9º ano. A análise dos dados terá cunho qualitativo. Objetiva-se, a partir das análises, a produção de um produto em forma de caderno pedagógico. Enfim, a expectativa é que a contribuição do ISD, quanto à leitura do gênero crônica humorística, durante o percurso de ensino- aprendizagem, confirme a melhoria substancial da leitura e compreensão dos alunos envolvidos.
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