UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: SABRINA MONDADORI BOARETTO
01/08/2019 11:44

DISCENTE: SABRINA MONDADORI BOARETTO
DATA: 07/08/2019
LOCAL: Auditório do DEF
TÍTULO: Vitimização do bullying, atividade física e outros fatores
PALAVRAS-CHAVES: Bullying, Ambiente Escolar, Prática de Atividade Física
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

O Bullying é compreendido como um conjunto de comportamentos agressivos e intencionais, físicos e ou psicológicos, envolvendo crianças e adolescentes, principalmente no ambiente escolar. As consequências podem perdurar para a vida adulta, ocasionando doenças como cefaleia, depressão e, em casos mais graves, tendências suicidas. Diante do exposto, este trabalho buscou verificar a associação do Bullying com a prática de atividades físicas, condutas de risco e contexto familiar entre escolares da Rede Pública Estadual de Sergipe. Através da realização de dois estudos epidemiológicos de base escolar com delineamento transversal e análise secundária dos dados obtidos através da aplicação de questionários para 4151 adolescentes, foi constatada a prevalência pronunciada à exposição para o sexo masculino, associada a fatores como o tabagismo, uso de drogas, consumo de álcool, violência física, perda de aulas e desgosto pelo ambiente escolar. O trabalho mostrou-se relevante para o campo da educação e saúde pública, estando em concordância com a Lei 13.185 (2015), apresentando indícios norteadores para o combate e mitigação desse tipo de violência escolar.

Interno - 3004147 - DANILO RODRIGUES PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - JYMMYS LOPES DOS SANTOS
Presidente - 2297369 - ROBERTO JERONIMO DOS SANTOS SILVA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10