UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ARLENE ARAÚJO DOMINGUES OLIVEIRA
01/08/2019 08:33


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARLENE ARAÚJO DOMINGUES OLIVEIRA
DATA: 04/09/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala do PPGED
TÍTULO: Interfaces digitais como espaço de reflexão na formação inicial de professores de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Diários On-line; Formação de Professores; Multirreferencialidade; Pesquisa-Formação na Cibercultura
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO:

No início do século XX o curso formação de professores foi integrado às universidades, devido ao crescimento da industrialização no Brasil e a procura de uma maior escolarização, expandindo assim o sistema superior de ensino. Atualmente vivemos em uma sociedade permeada por tecnologias digitais conectadas em rede, que potencializam o acesso e a produção de informações ubíquas e em mobilidade, por meio das interfaces digitais da WEB 2.0. Nesse sentido, o professor em formação inicial tem vivenciado práticas da cibercultura produzindo reflexões sobre seu processo de docência e formação. Esta pesquisa, em andamento, tem como objetivo compreender os dilemas e as reflexões sobre a formação inicial, nas narrativas dos discentes de Pedagogia/UFS por meio dos diários on-line na cibercultura. O percurso metodológico dessa investigação tem como natureza a abordagem qualitativa e como método a pesquisa-formação na cibercultura, uma forma outra de fazer pesquisa que reflete sobre os espaços multirreferenciais investigados. A interpretação e análise das informações produzidas serão realizadas a partir da abordagem epistemológica da multirreferencialidade que propõe um olhar plural sobre o objeto da investigação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA
Interno - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO
Externo ao Programa - 3308805 - MARIA AMÁLIA VARGAS FAÇANHA
Externo à Instituição - SOCORRO APARECIDA CABRAL PEREIRA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf