Banca de QUALIFICAÇÃO: ARLENE ARAÚJO DOMINGUES OLIVEIRA
01/08/2019 08:33
No início do século XX o curso formação de professores foi integrado às universidades, devido ao crescimento da industrialização no Brasil e a procura de uma maior escolarização, expandindo assim o sistema superior de ensino. Atualmente vivemos em uma sociedade permeada por tecnologias digitais conectadas em rede, que potencializam o acesso e a produção de informações ubíquas e em mobilidade, por meio das interfaces digitais da WEB 2.0. Nesse sentido, o professor em formação inicial tem vivenciado práticas da cibercultura produzindo reflexões sobre seu processo de docência e formação. Esta pesquisa, em andamento, tem como objetivo compreender os dilemas e as reflexões sobre a formação inicial, nas narrativas dos discentes de Pedagogia/UFS por meio dos diários on-line na cibercultura. O percurso metodológico dessa investigação tem como natureza a abordagem qualitativa e como método a pesquisa-formação na cibercultura, uma forma outra de fazer pesquisa que reflete sobre os espaços multirreferenciais investigados. A interpretação e análise das informações produzidas serão realizadas a partir da abordagem epistemológica da multirreferencialidade que propõe um olhar plural sobre o objeto da investigação.
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