Banca de QUALIFICAÇÃO: VALERIA SANTOS SANTANA OLIVEIRA
23/07/2019 16:50
Partindo de considerações que mostram a Ciência historicamente mais compatível com habilidades constituintes do gênero masculino, aqui ressaltamos a importância de serem debatidas temáticas que aproximem o ensino dessa disciplina ao feminino. Primeiramente, refletimos sobre aproximações entre o ensino de Biologia e alguns movimentos que fazem denúncias aos sistemas de opressão patriarcal, como é o caso do ecofeminista. Em segundo lugar, buscamos compreender se indicadores de uma consciência compatível com a construção ecofeminista podem ser colhidos das falas de mulheres veganas sobre como elas tem construído suas relações de afeto com os animais a ponto de deixarem de comê-los. Por fim, buscamos entender se desses relatos podemos construir reflexões sobre um ensino de Biologia mais compatível com a afetividade e o feminino. Dessa forma, essa pesquisa objetiva analisar indicadores de elementos ecofeministas nas falas de algumas mulheres veganas sobre como elas têm construído uma relação de afeto com a natureza e animais não humanos, com atenção especial aos temas do sexismo e do especismo e como essa relação poderá contribuir para o ensino de Biologia. Serão aplicadas entrevistas semiestruturadas com estudantes veganas da Universidade Federal de Sergipe, cujo quantitativo será orientado por critérios de saturação do discurso. Os relatos serão gravados, transcritos e interpretados a partir da Análise do Conteúdo proposta por Bardin.
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