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Banca de QUALIFICAÇÃO: ERICA DAIANE FERREIRA CAMARGO
19/07/2019 07:43


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERICA DAIANE FERREIRA CAMARGO
DATA: 31/07/2019
HORA: 16:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: INCLUSÃO DE UM ALUNO AUTISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Educação Inclusiva; Matemática; Autismo; Pesquisa-Ação.
PÁGINAS: 160
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O ensino e aprendizagem de Matemática enfrentam muitos desafios na atualidade, apresentando um alto índice de reprovação nas escolas. No contexto da Educação Inclusiva este cenário é ainda mais complicado, sendo necessárias mudanças de paradigmas, técnicas, métodos, recursos e estratégias para que o aluno desenvolva o potencial de aprendizagem. O objetivo desta dissertação é analisar estratégias metodológicas necessárias para mediação do processo de ensino e aprendizagem no caso de um aluno com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia utilizada é a pesquisa-ação colaborativa-crítica. Foi realizada numa escola da rede regular de ensino, onde foram feitas visitas semanais durante 12 meses. Para a efetivação da pesquisa os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante, reuniões com professores e trabalho colaborativo em sala de aula. Para registro o diário de campo foi o instrumento utilizado, seguido da elaboração de relatórios descritivo-analíticos. Como resultados destacam-se: a necessidade de envolvimento da gestão da escola no processo inclusivo; há lacunas no diálogo entre o professor de sala de Atendimento Educacional Especializado e sala de aula regular; são necessárias estratégias específicas e uso de recursos de Comunicação Alternativa; com estratégias diferenciadas o aluno, independente de seu diagnóstico de autismo, pode adquirir conceitos matemáticos e desenvolver as funções mentais superiores; marcas históricas do preconceito sobre a capacidade de aprender da pessoa com deficiência precisam ser superadas; dentre outras. Conclui-se que ao compreender as dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem da Matemática e utilizar outras estratégias metodológicas é possível que o aluno com TEA aprenda e esteja incluído no sistema escolar e na sociedade.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DENISE MEYRELLES DE JESUS
Externo ao Programa - 1708198 - JOAO PAULO ATTIE
Interno - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO
Presidente - 2570236 - ROSANA CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI

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