Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO VIEIRA MACHADO
19/07/2019 07:37
De modo geral, as tecnologias têm causado impacto em praticamente todos os seguimentos de nossas vidas, no entanto, na educação, suas potencialidades e implicações na formação do sujeito são pouco exploradas. O objetivo desta pesquisa é compreender o campo da formação para a cultura digital do ponto de vista da formação inicial docente. Para tanto, busca-se identificar em contextos de interação cultura-técnica ações formativas; caracterizar os saberes experienciais como necessidades formativas através da noção dialética de progresso social na Educação; explicitar a formação inicial docente no contexto da cultura digital através da Mídia-Educação. O aspecto metodológico da pesquisa configura-se do tipo bibliográfica e com abordagem qualitativa. O procedimento de análise dos dados se constituirá da síntese integradora, na qual busca-se dialogar com os autores,identificar suas ideias e quando necessário aproximá-las a realidade atual produzindo quando possível um novo conhecimento através do pressuposto teórico da pesquisa e dos estudos analíticos das produções científicas realizadas sobre a temática. Pretende-se como resultado trazer à consciência a urgência de um melhor preparo para um contato menos passivo e maior conscientização das possibilidades de integração das tecnologias digitais de informação e comunicação na formação inicial docente.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf