Banca de QUALIFICAÇÃO: DENIS RICARDO DA SILVA
17/07/2019 08:37
Nosso trabalho se propõe, em primeiro lugar, estabelecer uma relação entre filosofia e literatura. Por parte da tradição filosófica, optamos por escolher o filósofo Francês Paul Ricoeur (1913-2005), enquanto que por parte da tradição literária, decidimos pela adoção do escritor português Fernando Pessoa (1888-1935). Partindo desse princípio, o tema central sobre o qual buscaremos desenvolver tal relação será “a narrativa e o problema da identidade pessoal”. Tendo em vista esse propósito, estabelecemos, inicialmente, alguns questionamentos que serão levados em consideração ao longo de nossa pesquisa, a saber: 1) Em que consiste a gênese da composição narrativa segundo Paul Ricoeur? (Discussão que faremos no primeiro capítulo); 2) Como se realiza a interação entre identidade narrativa e o problema da identidade pessoal na filosofia ricoeuriana? (Discussão proposta no segundo capítulo); 3) Quais características compõem a identidade narrativa de uma obra e de um personagem literário, segundo o filósofo francês? (Ainda discussão do segundo capítulo); 4) Qual o papel do gênero romance em relação ao paradigma clássico da narrativa para Ricoeur? (Discussão do terceiro capítulo); 5) O que representa o Livro do Desassossego no contexto da obra de Fernando Pessoa e no contexto da narrativa literária? (Discussão do quarto capítulo); e 6) Qual leitura possível teríamos em relação ao caso do Livro do Desassossego e da teoria narrativa, bem como da identidade narrativa de Paul Ricoeur, no que diz respeito ao problema da identidade pessoal? (Discussão final do quarto capítulo). Desse modo, ao discutirmos a relação entre filosofia e literatura apontada por Ricouer, tomaremos como foco principal, em um primeiro momento, o livro Tempo e narrativa e, no segundo momento, discutiremos sobre os estudos V e VI de O si-mesmo como outro. O Livro do Desassossego, surge, para nós, com o papel de suscitar contrapontos e questionamentos no que se refere ao modo clássico da narrativa que Ricoeur forjou como modelo fundamental para criar obras de ficção literária em Tempo e narrativa. E que depois ele o retoma, em o Si- mesmo como outro
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