UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: MARIA DE LOURDES DOS SANTOS
15/07/2019 18:00

DISCENTE: MARIA DE LOURDES DOS SANTOS
DATA: 26/07/2019
LOCAL: Laboratório de Informática do DCI/UFS
TÍTULO: Mediação cultural: estudo a partir das informações presentes nas esculturas religiosas, na documentação e no ambiente virtual no Museu de Arte Sacra de Laranjeiras/SE
PALAVRAS-CHAVES: Documentação. Imaginária católica. Informação. Mediação cultural. Museu virtual.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

O presente estudo propõe contribuir com o processo de mediação cultural, no contexto da Ciência da Informação, inserido no espaço museal. Objetivando dimensionar ações de mediação cultural através da pesquisa sobre as imaginárias da exposição de longa duração do Museu de Arte Sacra de Laranjeiras (MASL); com os objetivos de dotar o Museu de instrumentos que promovam a mediação entre o objeto e o usuário; criar um catálogo fotográfico e documental, bem como elaborar um blog, com o intuito de desenvolver a pesquisa e dar maior visibilidade à instituição e o seu acervo. Tais informações, bem como o acervo fotográfico aliado à pesquisa documental e o uso das TICs, farão parte do processo de mediação cultural entre o Museu e seu público. Pretende-se fundamentar uma proposta de aporte teórico e técnico de pesquisa exploratória de cada representação escultórica, sob a visão iconográfica, artística e histórica, à luz da produção e uso da mediação cultural, visando suprir as lacunas de informação existentes. Sua relevância tem origem na constatação que através do estudo do objeto pode-se permitir o processo de mediação e por meio deste, realizar a disseminação da informação e a gestão do conhecimento. Para compor esse cenário, fez-se necessário conhecer a partir da construção da história política, econômica e religiosa da cidade refletida através de seus bens patrimoniais, compreendido entre os séculos XVIII a meados do século XX, época que marca o início de seu apogeu e de seu declínio. No âmbito da pesquisa compor uma identificação historiográfica, segundo estilos artísticos, procedência e outros relevantes instrumentos de análise com o intuito de disponibilizar instrumentos, que revelem o sentido documental da coleção, em uma ruptura na abordagem atualmente utilizada. Seguindo esta estrutura, a mediação cultural das informações é efetivamente a ação que permitirá o acesso e a interação entre o produto e seu público-alvo. Foi adotada uma metodologia de abordagem qualitativa, unindo a tecnologia contemporânea e interativa, através de um blog e um instrumento físico em forma, de um catálogo documental das imaginárias promovendo condições necessárias para que a disseminação seja uma realidade através dos meios e práticas da mediação cultural.

Externo ao Programa - 1062325 - ALESSANDRA DOS SANTOS ARAUJO
Interno - 1707618 - CRISTINA DE ALMEIDA VALENCA CUNHA BARROSO
Presidente - 2101193 - MARTHA SUZANA CABRAL NUNES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e