UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Setembro de 2021


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE PASSOS OLIVEIRA
15/07/2019 16:30


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRE PASSOS OLIVEIRA
DATA: 24/07/2019
HORA: 08:00
LOCAL: SALA 2 - PPGAGRI
TÍTULO: Filme de partícula na cultura da batata-doce: Análises ecofisiológicas, morfoagronômicos, físico-químicos e bromatológicos.
PALAVRAS-CHAVES: Ipomoea batatas, óxido de cálcio, fisiologia de plantas e pós colheita.
PÁGINAS: 99
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

A batata-doce (Ipomoea batatas) é uma hortaliça tropical e subtropical, de ciclo curto de produção (3 a 5 meses), de fácil cultivo, rústica, de ampla adaptação, com custo de produção relativamente baixo e com elevada capacidade de produção de biomassa. Esta planta apresenta uma multiplicidade de usos, podendo ir desde a alimentação humana, passando pela alimentação animal até a produção de etanol. Entretanto, a escassez de água, apesar desta hortaliça ser tolerante, pode ser fator primordial na sua produção e produtividade. O déficit hídrico é dentre os processos biológicos o que maior afeta a produtividade. Diante disso, a irrigação é um importante técnica para a obtenção de maiores rendimentos agrícolas, mas que com a limitação na disponibilidade de água para a agricultura e os altos custos de energia, torna-se necessário a adoção de estratégias de manejo da cultura. Uma das alternativas pesquisadas é a aplicação foliar de filmes de partículas inertes de material refletivo, que tem sido usada em condição de campo e casa de vegetação para reduzir a temperatura do dossel e o estresse hídrico. Com isso, objetiva-se com este trabalho, avaliar os efeitos ecofisiológicos, morfoagronômicos, físico-químicos e bromatológicos da aplicação do filme de partícula a base de cálcio (CaO) nas folhas de batata-doce submetidas ao estresse hídrico com o intuito de otimizar as trocas gasosas e aumentar a eficiência no uso da água destas plantas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1712587 - ELIZAMAR CIRIACO DA SILVA
Externo ao Programa - 1684100 - JAILSON LARA FAGUNDES
Presidente - 1562875 - LUIZ FERNANDO GANASSALI DE OLIVEIRA JUNIOR
Interno - 1460010 - MARCELO AUGUSTO GUTIERREZ CARNELOSSI

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2021 - UFRN v3.5.16 -r16104-201f40f5e2