UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Outubro de 2020


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Banca de QUALIFICAÇÃO: REBECA GALVÃO FONSECA
11/07/2019 09:10


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REBECA GALVÃO FONSECA
DATA: 16/07/2019
HORA: 08:00
LOCAL: Centro de Pesquisas Biomédicas/HU
TÍTULO: Serious game como ferramenta de ensino-aprendizagem na educação superior de enfermagem: desenvolvimento de protótipo.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino superior; Enfermagem; Educação em enfermagem; Tecnologia educacional; Video game.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

Os avanços da tecnologia têm influenciado em novos parâmetros na sociedade contemporânea, não podendo ser diferente na área educacional, especialmente no que se refere às estratégias metodológicas utilizadas no ensino superior. A necessidade de preparar profissionais enfermeiros devidamente capacitados, vem colaborando com a criação e utilização de jogos educativos como estratégia de ensino aprendizagem. Os “serious game” ou jogos sérios possibilitam a construção de conhecimento e também o treinamento de atividades através da simulação de diversas práticas; oferecendo oportunidades de aprendizagem e mudanças de comportamento. Diante do exposto, este estudo tem como principal objetivo apresentar um recurso didático para ensino das competências e habilidades necessárias no desenvolvimento da prática do Processo de Enfermagem. Trata-se de uma pesquisa metodológica e descritiva, envolvendo produção tecnológica, realizada no período de março de 2017 a junho de 2019. O serious game foi elaborado por uma equipe multidisciplinar de forma colaborativa seguindo as fases de desenvolvimento: definição de escopo (conteúdo pedagógico), definição do formato do jogo e funcionalidades, descrição do roteiro e comunicação com a equipe de desenvolvimento, prototipagem com avaliação e produção. Como resultado, o protótipo do serious game tipo RPG, modo single player foi intitulado como “ProNurse Care”; cuja finalidade está fundamentada na aplicação do Processo de Enfermagem focado na individualidade e necessidades de um paciente fictício. No jogo, o usuário realiza a coleta do histórico, anamnese e exame físico, formula os diagnósticos de Enfermagem e planeja os resultados/metas e intervenções. O feedback das ações foi inserido de forma imediata e a cada passo concluído com sucesso o jogador estaria apto a seguir para a próxima etapa. Após finalizado, os direitos do jogo foram cedidos a Universidade Federal de Sergipe para registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), obtendo parecer favorável sob nº 512019000576-7. Conclui-se que o “ProNurse Care” é uma ferramenta promissora a ser utilizada como instrumento de ensino do Processo de Enfermagem. Por ser inovadora e atual tende a tornar-se uma estratégia motivadora, eficaz e válida. No entanto antes de ser implementada necessita de validação dos especialistas para indicação das melhorias necessárias.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1315121 - DIVALDO PEREIRA DE LYRA JUNIOR
Interno - 1819141 - KIRIAQUE BARRA FERREIRA BARBOSA
Externo ao Programa - 1964297 - CRISTIANI ISABEL BANDERO WALKER

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