UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURO FIRME DA SILVA JUNIOR
09/07/2019 16:18

DISCENTE: MAURO FIRME DA SILVA JUNIOR
DATA: 11/07/2019
LOCAL: Sala Reunião do ProFHistória
TÍTULO: História e Imagem: o uso de cartuns no combate à desigualdade étnico-racial no Brasil (2008-2014)
PALAVRAS-CHAVES: : Ensino de História, consciência histórica, imagem, cartum, desigualdade, étnico-racial.
ÁREA: História

O presente trabalho é fruto de inquietações que vem da preocupação em desenvolver estratégias para melhorar a qualidade do ensino de história, onde discutimos os conceitos de imagem, leitura de imagens, fontes históricas, consciência histórica, ensino de história, história ciência e disciplina escolar, bem como o seu papel ou utilidade para a sociedade e na formação educacional de estudantes, e ainda os conceitos de racismo e desigualdade. Como objetivo, pretendemos a partir dessa pesquisa levar para a sala de aula essas discussões com o intuito de combater e desnaturalizar o racismo ainda presente em nossa sociedade, por isso é necessário proporcionar aos alunos da educação básica as condições para que compreendam a desigualdade étnico-racial negra no Brasil como fenômeno social resultante de um processo social e histórico, utilizando imagens que discutem essas temáticas. As imagens escolhidas em questão, às quais faremos uso são os cartuns do artista polonês Pawel Kuczynski relacionados aos temas como o racismo, preconceito e desigualdade étnico-racial, problemas que marcam gravemente a realidade do país, consequentemente de grande debate na sociedade brasileira. Como resultado de nossa pesquisa e pensando em atingir tal objetivo nos propomos a desenvolver um manual didático para professores da educação básica, com a presença de orientações sobre o uso de imagens/cartuns, além de sequências didáticas explorando o potencial das obras do cartunista Pawel Kuczynski, como recurso didático, sendo três cartuns produzidos no ano de 2008 e um produzido em 2014, onde teremos uma sequência didática para cada imagem do cartunista. Até o momento duas sequências didáticas foram desenvolvidas. Aplicaremos um processo metodológico de caráter qualitativo, pois não buscamos resultados numéricos, de natureza exploratória, a pesquisa objetiva proporcionar maiores informações sobre o tema em questão, por meio de levantamento bibliográfico.

Presidente - 8426714 - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
Interno - 2707438 - ANDREZA SANTOS CRUZ MAYNARD
Interno - 2542464 - FÁBIO ALVES DOS SANTOS
Externo à Instituição - MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA